'Brasil é uma virgem que todo tarado de fora quer', diz Bolsonaro sobre Amazônia

07 de julho 2019 - 05h02
Créditos:

O presidente Bolsonaro afirmou neste sábado (6), ao falar sobre o processo de demarcação de terras indígenas e o desmatamento na Amazônia, que o Brasil é uma "virgem que todo tarado de fora quer".

Para o presidente, os países da Europa defendem a preservação da Amazônia com o objetivo de explorá-la no futuro. Para ele, na "cabeça dos europeus", a região não é dos brasileiros.

"A Amazônia é dos brasileiros na cabeça dos europeus? Não. Não. [...] O primeiro mundo quer para eles administração dessa área", afirmou o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada.

Ele voltou a criticar a influência de países estrangeiros no processo de demarcação de terras indígenas e quilombolas, e de ampliação de áreas de proteção ambiental.

"Você quer perder a Amazônia? Quando os outros presidentes iam nessas reuniões [fora do país] como eu fui, vinham pra cá e demarcavam dezenas de áreas indígenas. Você consegue imaginar o tamanho da região Sudeste? Dá pra imaginar? Põe na tua cabeça [...] uma área maior do que isso está reservada para índio. O índio não tem poder de lobby. Quem é que faz as demarcações se eles não têm poder de lobby? Ongs, grana de fora do Brasil. Áreas riquíssimas. O que o outro mundo quer é preservar essa área pra eles explorarem um dia", afirmou Bolsonaro.