Boas Práticas de Fabricação da água mineral serão debatidas na Fiern

12 de julho 2019 - 03h22
Créditos:

Para estimular a garantia da qualidade da água mineral natural consumida pela população potiguar, empresários da cadeia produtiva participarão do Fórum “Boas Práticas com a Água Mineral”. O evento será nesta próxima quarta-feira, dia 17, às 18h, no auditório da Federação das Indústrias do RN (FIERN) onde reunirá empresários, distribuidores e revendedores do produto.

Serão debatidos assuntos que tratam diretamente da segurança alimentar da água mineral, desde o beneficiamento na fonte até a chegada à casa do consumidor. A Cadeia Produtiva da Água Mineral no Estado, o Código Brasileiro de Trânsito, o Novo Modelo de Tributação das Águas Minerais do RN, Armazenamento e Empreendedorismo, são os temas que irão guiar o Fórum.

O evento faz parte do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), que é uma parceria entre o IEL, Sebrae, CNI e Fiern. Também são parceiros deste evento, o Procon RN, Covisa Natal, Vigilância Estadual do RN, Secretaria de Tributação, Polícia Rodoviária Estadual e o Sebrae.

“Mesmo com fiscalizações periódicas e rigorosas de órgãos oficiais como Covisa e Secretaria de Tributação, entendemos quão importante é manter todo o segmento da água mineral natural atento aos cuidados com a segurança alimentar. É necessário um alinhamento com as conformidades das normas de qualidade e segurança do produto desde a matéria-prima até os profissionais que fazem a entrega do garrafão na casa das pessoas.  Neste evento vamos tratar das responsabilidades de cada um em evitar qualquer tipo de contaminação que possa prejudicar a saúde e o bem-estar da sociedade.”, explica Djalma Barbosa Júnior, coordenador do evento e presidente do Sindicato das Empresas de Água Mineral no RN.

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são importantes por reduzirem significativamente o risco de qualquer tipo de contaminação e misturas inadequadas nos produtos. Além de serem fundamentais para garantir a qualidade das atividades e a boa reputação de uma indústria. No Rio Grande do Norte existem 21 fontes de água mineral que conquistaram a confiabilidade do consumidor, a prova disso é que, em 10 anos o setor cresceu 300%, segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Hoje são produzidos cerca de 507 milhões de litros de água mineral natural ao ano no RN. O setor gera em torno de 10 mil empregos diretos e indiretos.

“A confiança do consumidor no nosso produto foi conquistada pelo alto nível de qualidade que oferecemos, resultado da preocupação constante com as boas práticas”, acredita Djalma.