Audiência na Câmara discute diferença entre seguro e proteção veicular

26 de Novembro 2019 - 11h50
Créditos:

A diferença entre seguro e proteção veicular foi tema de uma audiência pública, nesta segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Natal, proposta pelo vereador Klaus Araújo (SD). O encontro aconteceu com o objetivo de informar ao consumidor potiguar a distinção dos serviços oferecidos pelas seguradoras e associações.

Segundo o vereador Klaus Araújo, a audiência contribuiu para alertar a sociedade sobre a temática, haja vista que as informações não são claras para os consumidores. "Isso pode ser um problema na hora de optar por uma ou outra modalidade. Por isso, é importante se informar e conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma. Representantes do mercado de seguros estiveram presentes à audiência e orientaram sobre o que chamam de riscos na contratação da proteção veicular. Em tempo: nenhum representante ligado à proteção veicular se fez presente hoje", explicou o parlamentar.

"Feita por entidades sem regulação ou recolhimento de impostos, a contratação não pode oferecer garantias aos consumidores. Portanto, é importante o consumidor ficar atento, pesquisar as alternativas disponíveis, para fazer a melhor escolha", afirmou Carlos Valle, vice-presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados (Fenacor).

Jaques Andrade, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguro do Rio Grande do Norte (SINCOR-RN), falou sobre as diferenças entre seguro e proteção veicular. "Entre elas está que quando o segurado contrata uma apólice para proteger seu carro, ele transfere o risco para a seguradora, na “proteção veicular”, o associado assina um Contrato de Responsabilidade Mútua e divide o risco com os demais associados".

De acordo com Jorge Fagundes, representante do Sindicato das Empresas de Seguros Privados de Resseguros de Previdência Complementar e de Capitalização do Norte/Nordeste (Sindseg N/NE), o Legislativo natalense oferece um serviço relevante ao debater um tema de interesse público. "Estão de parabéns pela iniciativa de levar para a população informações tão importantes".