Após perder a mãe para o câncer de mama, potiguar cria projeto para recuperar autoestima de vítimas da doença

03 de Outubro 2021 - 07h42
Créditos:

Todos os anos, este mês é conhecido como o ‘Outubro Rosa’, período em que são reforçadas as ações de conscientização e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença provocou um grande impacto na vida da potiguar Aline Costa, que perdeu a mãe para a doença, mas utilizou esse trauma para fazer a diferença na vida de diversas mulheres através da micropigmentação de aréolas.

A técnica permite fazer uma pigmentação nessa área, valorizando os seios. O pigmento é implantado na camada superficial da pele e devido ao peso molecular adequado, não atinge camadas mais profundas como acontece com uma tatuagem. O trabalho de micropigmentação da aréola enfoca as características naturais da área, principalmente em caso de mastectomia ou acidente, permitindo assim novos desenhos da aréola

Há 21 anos, Dona Ludeni, mãe de Aline Costa, foi diagnosticada com câncer de mama e, na época, teve que fazer a remoção total de uma de suas mamas, a chamada mastectomia. Foram 12 anos de tratamento, onde ela não se reconhecia completamente, pela falta de um detalhe tão importante para a feminilidade, que é a mama. Dona Ludeni faleceu por causa da doença em 2012.

Aline, quando começou a trabalhar com a micropigmentação, colocou o curso de reconstrução aureolar como um foco total em sua vida, a fim de devolver a autoestima de mulheres que viveram o mesmo que sua mãe, de forma totalmente gratuita. Foi assim que surgiu o Projeto Reviver Mulher. “O objetivo é poder fazer por elas (mulheres), o que eu não pude fazer pela minha mãe, que foi vítima de câncer de mama e veio a falecer sem aréola”, afirmou.

“Essas mulheres vêm precisando de acolhimento e serem ouvidas. Entender essas dores é o principal, já que vivi isso em casa, com a pessoa que mais amei em toda minha vida! A principal missão nisso tudo é entregar cuidado e empatia para essas mulheres através de um serviço que irá devolver sua autoestima”, destacou Aline.

A profissional começou o projeto em 2018 e até hoje realizou cerca de 20  micropigmentações de aréolas. Quem quiser participar do projeto, basta procurar Aline pelo Instagram dela.

CLIQUE AQUI para ler a matéria completa.