Anúncios de Bolsonaro na Cúpula do Clima são ‘notícias encorajadoras’, diz Biden

23 de Abril 2021 - 12h59
Créditos:

Ao realizar balanço da Cúpula do Clima, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira (23) que os anúncios feitos pelo presidente Jair Bolsonaro em discurso no evento foram “notícias encorajadoras”.

“Ouvimos notícias encorajadoras nos anúncios de Argentina, Brasil, África do Sul e Coreia do Sul”, destacou o líder norte-americano.

Bolsonaro se comprometeu a reduzir em 37% a emissão de gases de efeito estufa até 2025 e 47% até 2030. Prometeu também “neutralidade climática” até 2050, antecipando em 10 anos a sinalização anterior. Disse que vai dobrar o orçamento para fiscalização ambiental e zerar o desmatamento ilegal, porém, pediu apoio internacional e “justa remuneração” pelos serviços ambientais realizados pelo Brasil.

“É preciso haver justa remuneração pelos serviços ambientais prestados por nossos biomas ao planeta, como forma de reconhecer o caráter econômico das atividades de conservação”, afirmou.

Biden não acompanhou ao vivo o discurso de Bolsonaro. Ele saiu pouco ants da fala do líder brasileiro.

O aceno do presidente dos EUA ao governo brasileiro nesta sexta (22), entretanto, não deve ser visto como um triunfo pelo Planalto. Biden fez mais afagos a países que assumiram compromissos mais contundentes. Ele frisou as “metas ambiciosas” anunciadas por dois de seus maiores aliados, o Japão e o Canadá, que se comprometeram a cortar as emissões de gases causadores do efeito estufa em 50%, em relação com os níveis de 2013, e 45%, em comparação com os de 2005, respectivamente.

“Essas metas vieram da demonstração de liderança da União Europeia e do Reino Unido. Assim, metade da economia do planeta está comprometida a limitar o aquecimento global a 1,5oC”, afirmou, referindo-se à mudança de temperatura máxima para que seja evitado um cataclisma.

No encerramento, o chefe do Executivo dos EUA ressaltou ainda que é “um imperativo moral” os líderes globais atuarem em conjunto para combater a crise climática. “Agradeço aos participantes da Cúpula por atacar esta crise antes que seja tarde demais“, disse.

Fonte: Poder360

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Clique aqui e
receba notícias pelo whatsapp gratuitamente!