Álvaro Dias: "Estamos enfrentando a crise com muito trabalho"

19 de Agosto 2019 - 03h20
Créditos:

Natal é a capital brasileira que mais investe recursos próprios em obras e serviços. De acordo com dados do Secretaria Nacional do Tesouro Nacional, divulgados nesta quinta-feira (16), o percentual de investimentos chega a 98,8% das receitas municipais.  O Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais fez um detalhamento fiscal entre os anos 2017 e 2018, englobando 5.109 municípios, com o total de 192 milhões de habitantes.

De acordo com o estudo, entende-se como investimentos com recursos próprios a diferença entre o total gasto pelo Município com investimentos e as receitas de transferências de capital e de operações de crédito. Elevados percentuais de investimentos realizados com recursos próprios representam baixa dependência de fontes de financiamento provenientes de terceiros.

“Estamos enfrentando a crise com muito trabalho. As dificuldades existem, mas não podemos diminuir o ritmo. Essas informações do Tesouro Nacional são positivas, mas não podemos descansar. Seguiremos com essa política de economizar o que pudermos para que os servidores continuem recebendo seus salários em dia, os serviços essenciais à população continuem sendo ofertados a contento, e, ainda, executemos novas obras estruturantes em Natal, pois as demandas são crescentes e a cidade precisa se desenvolver”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

Outro ponto positivo em relação às finanças da capital potiguar está relacionado à questão do endividamento consolidado. Natal recebeu nota “A”, pois compromete apenas 26,04 de suas receitas correntes liquidas (RCL) com dívidas consolidadas.

Esses dados foram celebrados pela equipe econômica do município, que credita esse resultado ao trabalho de incremento de receitas e enxugamento de despesas executado pela gestão municipal ao longo dos últimos 16 meses. Ao assumir o cargo, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, determinou adoção de diversas medidas de controle financeiro com o objetivo de aplacar os efeitos da crise financeira que se abateu no país. e tem sido muito dura com os municípios.

Dentre as medidas adotadas, destaque para: redução de contratos de locação de veículos; gastos com energia; telefonia, internet, compras e renegociação dos alugueis de imóveis, onde estão instalados órgãos do município; centralização dos processos licitatórios e diversas outras iniciativas que têm permitido à Prefeitura do Natal pagar os salários dos servidores públicos municipais rigorosamente em dia, bem como a realização de investimentos estruturantes em todas as regiões da cidade, como a drenagem e pavimentação de mais de 300 ruas na zona Norte de Natal, a reforma de quadras poliesportivas, a requalificação e ampliação de unidades de saúde, a entrega de três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), investimentos na área social e em outras áreas.