Aluno do Metrópole Digital vence desafio internacional da Apple

11 de Junho 2022 - 04h58
Créditos:

O estudante João Carlos Magalhães, integrante do programa Talento Metrópole - que faz parte do Instituto Metrópole Digital -, teve seu aplicativo selecionado no último Swift Student Challenge – desafio da Apple que premia os melhores apps desenvolvidos por estudantes e que faz parte da programação da sua anual conferência de desenvolvedores, a WWDC.

Desde criança, João Carlos mostrava interesse nos produtos da Apple. Em 2021, o estudante decidiu direcionar sua atenção para as tecnologias utilizadas no desenvolvimento de aplicativos da empresa e iniciou a construção do Wild Time, app voltado para o público infanto-juvenil e que tem como tema central a Floresta Amazônica.

O estudante ingressou no Talento Metrópole em 2019, por sugestão de um de seus professores. O programa oferece orientação educacional e formação complementar a jovens com superdotação/altas habilidades, ampliando as competências e incentivando a criatividade nos domínios da Tecnologia da Informação (TI).

Segundo João Carlos Magalhães, o programa o auxiliou tanto na aquisição de novos conhecimentos como no desenvolvimento do seu aplicativo selecionado no WWDC. “No Talento, eu pude conversar com professores da área de TI que deram sugestões gerais em relação ao projeto”, lembra o estudante.

Aplicativo

O Wild Time é um aplicativo cujo tema central é a preservação da Floresta Amazônica. Voltado para o público infanto-juvenil, o app é constituído de quadros de atividades interativas, com vários efeitos visuais e sonoros, visando motivar os pequenos com reforços positivos ao fim de cada tarefa.

“Resolvi encarar o desafio de torná-lo didático e de fácil entendimento. Seu diferencial é explorar a experiência do usuário, então toda a programação foi pensada nos mínimos detalhes para promover as melhores interações na tela”, explica João Carlos.

Para o estudante, o reconhecimento é a realização de um sonho e ele espera que possa inspirar outros futuros jovens desenvolvedores.

“Espero fazer mais jovens se interessarem no mundo das tecnologias. Compartilho o meu conhecimento e empolgação por tecnologia e design nas minhas redes sociais e desejo continuar contribuindo para a comunidade desenvolvedora”.

João Carlos

A psicóloga do programa, Juliana Reis, relata que João Carlos sempre demonstrou interesse e envolvimento na área de desenvolvimento, chegando a ofertar, durante a pandemia, um minicurso de IOS aos demais alunos do Talento.

De acordo com ela, o programa busca incentivar os jovens a compartilhar seus interesses e a premiação do estudante é a indicação de que estão no caminho certo.

“A premiação endossa a nossa perspectiva de considerar os interesses do aluno, a temática em que ele demonstra paixão. No caso de João, foi exatamente assim, ele apresentou grande envolvimento na área de desenvolvimento IOS, demonstrando, inclusive, facilidade para aprender sozinho. Além disso, é um aluno com alta capacidade de iniciativa e motivação”, afirma Juliana Reis.