Aldeia Sesc Seridó destaca cultura afro e irmandade dos negros

18 de Outubro 2021 - 11h31
Créditos:

A partir desta segunda-feira, 18, a Aldeia Sesc Seridó dará início aos debates com temáticas voltadas à cultura afro e Irmandades dos Negros. A programação iniciará às 19h, com destaque para o debate “Dos tempos do Imperador, nos espaços dos Sertões” conduzido por Jeferson Candido e Rosenilson da Silva, professores da UFRN. “A edição da Aldeia Sesc deste ano, mais uma vez, leva ao público, debates de muita qualidade e, sobretudo, ligados a demandas atuais de nossa sociedade. A discussão que eu e o professor Jeferson Candido pensamos visa suprir uma lacuna, sendo a falta de maiores conhecimentos sobre qual a relação dos sertões do Brasil com o Império de que fazia parte no século XIX”, explica Rosenilson, um dos debatedores da mesa.

O evento também promove uma programação que atribui protagonismo às pautas dos índios, pretos e mestiços no Seridó. Por isso, na terça-feira, 19, será transmitido o debate “Histórias pretas e mestiças em Caicó” que vem para afirmar que “Caicó tem, na sua historicidade, a presença e protagonismo de pessoas pretas e mestiças”, ressalta o professor Hélder Alexandre da UFRN. O momento ainda conta com a presença dos professores Ana Zélia, André Vicente e Antônio Neves, sob a mediação de João Paulo.

O Encontro das Irmandades dos Negros do Rosário ganha espaço na programação da quinta-feira, 21, e se constitui mais um destaque comandado pelos representantes dos municípios de Caicó, Serra Negra, Jardim de Piranhas e Jardim do Seridó, mediados por Ariane Pereira. Haverá ainda o debate “E também dos índios, de pretos e de mestiços se faz a genealogia do Seridó”, que ocorrerá terça-feira, 26, e será por conta dos professores Hélder Alexandre, Jardelly Lhuana, Maiara Silva e Sebastião Genicarlos, pela mediação Alexandre Dantas. Os debates, juntamente com toda a programação do evento, estão disponibilizados no site oficial do Sesc RN.

Serviço:

Aldeia Sesc Seridó - 13ª edição

Quando? 06 a 31 de outubro de 2021

Onde? Instagram @sescrn e YouTube /SESCRN

Confira aqui a programação