Aeroporto de Natal: Zurich paga valor ofertado em leilão e prevê iniciar operação do terminal em março

09 de Janeiro 2024 - 12h22
Créditos: Setur

Vencedora do processo de relicitação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, também conhecido como Aeroporto de Natal, a Zurich Airport pagou na última sexta-feira (5) a sua parte no contrato, de aproximadamente R$ 320 milhões.

Segundo a empresa, a previsão é de que ela assuma 100% das operações do terminal até março de 2024.

"Em um prazo de até 10 dias depois do acerto feito pela concessionária, inicia-se o processo de operação assistida, no qual as duas concessionárias – a atual e a futura administradora - irão operar o aeroporto de maneira conjunta", informou a empresa.

O aeroporto foi arrematado em leilão no dia 19 de maio de 2023 por R$ 320 milhões, com ágio de 41% sobre o lance mínimo. Segundo a Anac, essa foi a primeira relicitação de um ativo de infraestrutura concedido à iniciativa privada no país.

O pagamento da Zurich, feito à Inframérica, atual concessionária do Aeroporto, foi realizado após o governo federal também quitar sua parte da indenização à empresa no fim do ano passado.

Nesta terça-feira (9), representantes da empresa se reuniram com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva.

"Nosso plano de transição operacional está com a Anac para aprovação e a gente combina um tempo de transição assistida com a Inframérica, que pode durar de 30 a 45 dias. 
Considerando todas as variáveis é razoável pressupor que a gente vai começar a operar no começo de março. Pode ser um pouco antes ou um pouco depois", afirmou o CEO da Zurich Brasil, Ricardo Gesse.

De acordo com ele, não há previsão inicial de investimentos para expansão do terminal, porque a empresa considera que a estrutura é boa.

Com informações de G1 RN