
Uma adolescente de 15 anos de idade morreu na noite desta segunda-feira (28) após sofrer um choque elétrico dentro do próprio quarto, em casa, na cidade de Extremoz, na Grande Natal.
Segundo a família, Jucielem Bianca Rodrigues Campelo recebeu a descarga elétrica quando tentava usar um adaptador, conhecido como "T" ou "benjamim", em uma tomada.
A situação aconteceu por volta 20h na casa em que Jucielem morava com a família, no bairro Esporte Clube. Ela havia jantado e foi para o quarto se preparar para dormir.
A família contou que a adolescente havia pego o adaptador elétrico para colocar o carregador do celular e o ventilador na mesma tomada.
Os pais estavam na cozinha no momento em que Jucielem Bianca sofreu o choque, chegaram ouvir os gritos da filha e correram para socorrê-la.
"Ela colocou o 'T' e já ficou agarrada, não soltou mais. Quando soltou, já caiu dura no chão, não teve mais solução. Os médicos falaram que ela já chegou morta no hospital", contou a mãe, Maria Elza Rodrigues.
A adolescente chegou a ser levada no carro de um vizinho para uma Unidade de Pronto Atendimento de Extremoz, mas já estava sem vida, segundo a equipe médica.
Riscos ao usar T
O Corpo de Bombeiros apontou que alguns adaptadores geralmente apresentam riscos por não terem selos de órgãos como o Inmetro, por exemplo, que atestam a segurança do equipamento.
"O ideal é utilizarmos esses outros equipamentos [filtros de linha], porque esses [adaptadores] geralmente não tem um selo do Inmetro, de qualidade, então a gente não sabe a procedência deles, pode ter utilizado materiais que possam gerar curto-circuito ou choque elétrico", explicou o Tenente Segundo, oificial de operações do Corpo de Bombeiros.
"Aconselhamos utilizar esses filtros de linha, que pode ligar ou desligar, que tem disjuntor e caso haja sobrecarga no local ele vai acionar esse fusível, que vai queimar e vai evitar a sobrecarga do equipamento.
O oficial disse ainda que é importante reparar nos próprios equipamentos eletrônicos que estão sendo ligados, se exalam cheiros ruins, se estão com os fios descascados, e reforçou ainda que o primeiro passo ao ver alguém sofrendo um choque é desligar o disjuntor, e não puxar a vítima.
Com informações de g1 RN