22ª edição do Palco Giratório Sesc tem estreia nacional na Casa da Ribeira

28 de Março 2019 - 03h37
Créditos:

A Casa da Ribeira receberá nos dias 29, 30 e 31 de março o Palco Giratório do Sesc. O projeto que tem como objetivo difundir as artes cênicas brasileiras e democratizar o acesso à cultura, terá seu pontapé inicial no Rio Grande do Norte pela primeira vez. Serão 3 espetáculos e o acesso é totalmente gratuito, com retirada dos ingressos 1 hora antes de cada peça.

Para Henrique Fontes, diretor da Casa da Ribeira, a escolha de Natal para abrir o projeto é de grande importância para a inserção do RN no cenário nacional. “Somos um estado que desde 2015 vem ininterruptamente classificando grupos de teatro e dança para esse que é o maior projeto de circulação de artes cênicas da América Latina”, afirma. Ele ainda destaca que programadores culturais de todos os SESCs do país estarão no lançamento. “É uma visibilidade enorme para os grupos locais que poderão apresentar seus trabalhos e trocar ideias com os (as) programadores”.

O produtor, diretor e agitador cultural Hilton Cobra abrirá o projeto e brinda a capital potiguar com o espetáculo: “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”, na sexta-feira (29), às 19h. A peça é inspirada principalmente em dois títulos de Lima, Diário Íntimo e Cemitério dos Vivos, ambos publicados postumamente. É nesse momento, após a morte do autor, que o monólogo se desenvolve, quando eugenistas da época exigem a exumação do corpo de Lima.

No sábado (30), às 20h, o Palco Giratório traz para a Casa da Ribeira a performance em dança de Ana Claudia Viana “Pelo Pescoço”. É um experimento que desdobra a obra plástica de mesmo nome, que tem como protagonista um personagem antropozoomórfico – cabeça de girafa e corpo de mulher, do artista visual Daniel Torres. O título se refere a dois crimes que ocorreram no estado em menos de 24 horas e foram noticiados juntos em março de 2016. Duas mulheres mortas pelo pescoço: Síntia Nádia, de 25 anos, foi asfixiada em São Gonçalo do Amarante, e Jacilene Francisca, 31 anos, atingida por um tiro em Natal.

O espetáculo “A dança que ninguém quer ver”, da companhia Giradança, encerra a passagem do projeto por Natal, no domingo (31), às 18h. A companhia apresenta um trabalho de cunho processual e colaborativo, repleto de tensões e estrutura situacionais abertas à improvisação, que potencializam a fricção entre as particularidades dos seres dançantes no instante do acontecimento dança.

Palco Giratório SESC

O Palco Giratório, reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. Muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões do país.

 

SERVIÇO

Palco Giratório SESC | Casa da Ribeira

Traga-me a cabeça de Lima Barreto

Sexta (29) às 19h.

 

Pelo Pescoço

Sábado (30) às 20h.

 

A dança que ninguém quer ver

Domingo (31) às 18h

 

Entrada gratuita com retirada dos ingressos 1 hora antes na bilheteria da Casa.