
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta 6ª feira (30.jun.2023), por 5 votos a 2, determinar a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por 8 anos, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Nas redes sociais, governistas e ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoraram o resultado do julgamento. Ao todo, 10 dos 37 ministros de Lula fizeram publicações nas redes sociais.
O Poder360 lista abaixo as manifestações dos ministros sobre o assunto.
- Alexandre Padilha (Relações Institucionais):
"É verdade que o advogado que pediu a inelegibilidade de Bolsonaro é nordestino?SIM!Que o relator é negro?SIM!Que o voto decisivo foi uma mulher?SIM.Que a Terra é redonda, o mundo gira e a história dá voltas? SIIIIMMMM #SEXTOU"
- Anielle Franco (Igualdade Racial):
"Vidas perdidas, ataques à democracia, mentiras, desvio de função. Que esse seja só o começo da responsabilização de quem, por 4 anos, tripudiou do nosso povo de tantas formas. Nós merecemos um país do respeito. Vamos seguir trabalhando pra não retroceder nunca mais."
- Carlos Lupi (Previdência Social):
"A justiça foi feita! O belzebu desrespeitou e atentou contra a democracia e a vida dos brasileiros, e está enfrentando as consequências. O PDT trabalhou arduamente com a justiça brasileira para cumprir nossa responsabilidade histórica contra os antidemocráticos. Vencemos!"
- Cida Gonçalves (Mulher):
"A decisão do TSE é o início do processo de reparação de tudo o que sofreram as brasileiras e os brasileiros nos últimos anos. É essencial a responsabilização p/ que o Brasil não volte a ter a democracia atacada e afastemos riscos de negacionismo, fundamentalismo e extremismo."
- Flávio Dino (Justiça):
"Do julgamento do TSE emanam importantes mensagens: 1. Mentir não é ferramenta legítima para o exercício de uma função pública; 2. Política não é regida pela “lei da selva”, em que o mais forte tudo pode. A democracia venceu o mais duro teste de estresse das últimas décadas"
- Jorge Messias (Advocacia Geral da União):
"O TSE cumpriu hoje com serenidade e equilíbrio seu papel. Ninguém, nem mesmo um chefe de Estado, pode atacar as instituições democráticas com mentiras, criando constrangimento internacional, para angariar dividendos políticos e, depois, sair ileso da situação.Venceu a democracia!"
- Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário):
"Inelegível! Até 2031!"
- Silvio Almeida (Direitos Humanos):
"Neste dia memorável o TSE tornou inelegível um homem que jamais soube respeitar o cargo que ocupou. Que nunca demonstrou ser digno do mandato que recebeu do povo brasileiro. Que se utilizou de forma sistemática da mentira para permanecer no poder. O Brasil respira."
- Sonia Guajajara (Povos Indígenas):
"Foram quatro anos de perseguições, crimes e ódio contra os povos indígenas. A inelegibilidade de Bolsonaro é um importante passo rumo à reparação. Ele deve ser responsabilizado pelos inúmeros crimes cometidos contra nosso povo. Continuaremos firmes pelos direitos indígenas."
- Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social):
"Isso é o que podemos chamar de Grande Dia! 👍🏼 Bolsonaro oficialmente inelegível pelos próximos oito anos. Recado importante da justiça e democracia: não haverá mais espaço para discursos de ódio, preconceito e desrespeito. Cometeu crime, tem que pagar, não importa quem seja."
Com informações do Poder360