
Comerciantes, moradores e motoristas que trafegam pela avenida Amintas Barros, em Lagoa Nova, foram pegos de surpresa com interdição de trecho da via nesta terça-feira (18). A reclamação de quem mora ou trabalha na região é de que não foram avisados sobre a execução da obra, que vai reformar calçadas na região. Até o momento, a assessoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) não informou a previsão de tempo para o bloqueio na via.
A obra isolou a faixa da direita da Amintas Barros em um quarteirão inteiro, assim como bloqueou a calçada. Com isso, o trânsito ficou ainda mais pesado na via e o acesso de populares às lojas e demais imóveis na região ficou prejudicado. A principal queixa é que o Poder Público não informou os proprietários de comércio e residências no local sobre a obra. Veja imagens no vídeo abaixo:
Obras em calçada geram transtorno na avenida Amintas Barros, em Natal.
— Portal Grande Ponto (@_GrandePonto) April 18, 2023
Leia mais em https://t.co/Hobk1yRfe4 pic.twitter.com/8JOkAJWUMW
A Semurb informou que as ações estão ocorrendo nos bairros de Lagoa Nova e Tirol, com serviços de reestruturação e melhorias de acessibilidade das calçadas. A ação começou em outras áreas da cidade há cerca de dois meses e se estenderá até julho de 2024, com 70 km de calçadas requalificadas. Ao todo, o projeto prevê investimentos na ordem de R$ 30 milhões.
Entre Lagoa Nova e Tirol, serão contempladas contempladas as avenidas Prudente de Morais, Afonso Pena, Amintas Barros, Nascimento de Castro, Nevaldo Rocha, Tororós, Xavier da Silveira, Salgado Filho e São José. A previsão é de que as obras sigam, na próxima semana, para a Av. São José.
Segundo a Prefeitura, as equipes da fiscalização urbanística da Semurb estão notificando os proprietários de imóveis do trecho, detalhando a execução das obras, solicitando as adequações em casos leves e autuando em casos de infrações. De acordo com o Executivo, alguns proprietários de imóveis estão sendo orientados a remover qualquer intervenção no passeio público como ressaltes, depressões e cobertura com pilares irregulares na área pública. Esta semana a Semurb vai fazer mais uma etapa dessa conscientização junto aos proprietários dos imóveis da rua.
Com informações de Tribuna do Norte