VÍDEO: Lula ataca Moro, Globo e convoca povo às ruas: “Brasil não é de general”

08 de Dezembro 2019 - 11h28
Créditos:

Em um vídeo publicado neste domingo (08) em suas redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva direcionou uma série de críticas à Rede Globo, ao presidente Jair Bolsonaro, à Justiça e à economia do país e ao ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro.

Lula começou criticando a Globo pelo curto espaço dado à notícia de que a Justiça rejeitou a denúncia do MPF que ficou conhecida como “Quadrilhão do PT”, que apontava um esquema de corrupção nos governos Lula e Dilma. “Para acusar, uma hora; para dizer que não é verdade a acusação, meio minuto”, criticou Lula, dizendo que o Brasil não quer uma “imprensa partidária”.

PACOTE ANTICRIME

Sobre o Pacote Anticrime do ministro Sérgio Moro, que foi modificado pelo congresso, Lula classificou como “vitória parcial” as mudanças e chamou o pacote de “projeto Fascista anticrime do ministro Moro”.

Ainda segundo Lula, o Pacote Anticrime tinha como “objetivo condenar preto, jovem e pobre nesse país. Era quase que uma ordem para matar as pessoas”.

CONVOCAÇÃO

Lula ainda disse que pretende voltar a viajar pelo Brasil para “discutir com o povo”. Na sequência ele criticou a política econômica do país citando o preço da carne bovina. “No meu tempo de governo o povo tinha orgulho de comprar picanha pra fazer um churrasco. Hoje o povo não tá podendo comprar meio quilo de carne moída, que tá custando R$ 21”, disse.

Aos 7 minutos e 20 segundos do vídeo, Lula faz a convocação. “Quando a situação está ruim e quando você tem um governo incompetente, ao invés de você ficar em casa lamentando ou se escondendo, nós temos que ir pra rua pra dizer: o Brasil é nosso, o Brasil não é de presidente da República, o Brasil não é de general, o Brasil não é de economista, o Brasil é do povo brasileiro”, declarou.

JUSTIÇA

O ex-presidente também chamou de “sacanagem” a decisão do TRF-4 de aumentar sua pena no processo do sítio de Atibaia para 17 anos, um mês e dez dias de prisão.

“Eu estou em liberdade e estou percebendo a sacanagem que estão fazendo comigo”, diz Lula. “Vocês viram o que aconteceu no TRF-4. Uma atitude totalmente contrária a qualquer bom senso.”

Segundo o petista, os desembargadores do tribunal de Porto Alegre “votaram quase como um ato de vingança à Suprema Corte”.

Assista ao vídeo completo: