[VÍDEO] Biólogo explica surgimento de caravelas em Ponta Negra e alerta banhistas: “Evite tocar”

04 de Maio 2023 - 13h02
Créditos:

Banhistas que foram à Praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, na manhã desta quinta-feira (4) se surpreenderam com a presença do que parecem ser caravelas-portuguesas na faixa de areia. Os animais, que parecem com águas-vivas, têm tentáculos urticantes – que podem causar queimaduras nos humanos.

De acordo com o biólogo Rafael Laia, gerente regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a presença de caravelas-portuguesas na praia se deve à ocorrência de ventos fortes. Normalmente, as caravelas ficam no oceano e são trazidas para a faixa de areia pelas correntes de ar.

“Além disso, é uma época de reprodução dos animais, devido às temperaturas ideais da água, tornando mais comum o encontro dos seres com os humanos”, enfatiza o especialista.

O biólogo alerta que os banhistas devem manter distância dos animais, para evitar acidentes. “É importante destacar que, mesmo depois de parecerem estar mortas, elas podem causar queimaduras. O banhista deve evitar tocar nos animais e ficar atento às crianças curiosas. A maré vai recolher os animais encontrados na areia”, afirma Rafael Laia.

Queimaduras provocadas por caravelas-portuguesas podem levar a sintomas que podem variar desde dor intensa, vermelhidão e inchaço, até náuseas, vômitos, dificuldade para respirar e até mesmo desmaios.

Com informações do Portal 98 FM