
O número de vítimas das enchentes que atingem o Texas, nos Estados Unidos. desde sexta-feira (4) subiu para 52 — entre as vítimas estariam 15 crianças, segundo autoridades locais.
Equipes de resgate ainda buscam desaparecidos, incluindo um grupo com cerca de 20 meninas que estavam em um acampamento de verão cristão, o Camp Mystic, no Condado de Kerr, onde três mortes foram confirmadas pelas famílias, segundo a CNN Internacional.
O acampamento, que abriga cerca de 750 crianças por temporada, foi surpreendido pela cheia repentina do Rio Guadalupe, que subiu mais de 6 m em menos de duas horas. Segundo os bombeiros, o fenômeno não havia sido previsto, o que dificultou a evacuação antecipada do local.
As buscas por sobreviventes começaram na manhã de sexta-feira, com o envio de 107 guardas florestais e equipes de aviação. Os socorristas conseguiram acessar o acampamento pouco depois do meio-dia e iniciaram os resgates. Até agora, cerca de 850 pessoas foram retiradas com vida de áreas afetadas pelas enchentes em todo o estado.
As três mortes confirmadas no Camp Mystic são de meninas, de 9 anos. A primeira foi Janie Hunt, identificada pela mãe em mensagem enviada à CNN Internacional. Também foram confirmados os óbitos de Sarah Marsh e Lila Bonner, cujas famílias divulgaram comunicados expressando luto e pedindo privacidade.
“Somos solidários com todos que a amavam e rezamos incansavelmente para que outros sejam poupados desta perda trágica”, escreveu a família de Lila Bonner.
A senadora do Alabama Katie Britt lamentou a morte de Sarah Marsh nas redes sociais, afirmando estar “de coração partido” com a perda. O xerife do Condado de Kerr, Larry Leitha, afirmou que os esforços continuam. “Não vamos parar até que todas as pessoas sejam encontradas. Temos todos os recursos necessários”, declarou neste sábado (5/7).
Destruição
As imagens divulgadas pelas autoridades mostram o impacto da enchente em outras regiões do Texas, com casas destruídas, veículos arrastados pela correnteza e vastas áreas de mata inundadas.
O vice-governador do estado, Dan Patrick, alertou que as áreas de risco cobrem uma faixa extensa do território e que os alertas de inundações repentinas continuam em vigor. A previsão é de mais chuvas fortes ao longo do fim de semana, o que pode dificultar os trabalhos de resgate.
O governo dos EUA acompanha a situação. O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, classificou o episódio como uma “tragédia incompreensível”. A primeira-dama do país, Melania Trump, declarou estar orando pelas famílias afetadas.
O presidente Donald Trump publicou uma mensagem na Truth Social neste sábado (5/7), afirmando que a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, será enviada ao estado.
“Melania e eu estamos rezando por todas as famílias afetadas por esta tragédia horrível. Nossos bravos socorristas estão no local fazendo o que sabem fazer de melhor. Deus abençoe as famílias e Deus abençoe o Texas”, escreveu.
Metrópoles