Sexta-feira (25) tem show musical no acendimento da Árvore de Mirassol; veja programação

23 de Novembro 2022 - 03h49
Créditos:

O maior projeto cultural do Estado dá sua largada oficial nesta sexta-feira (25). Cultura, lazer e forte incremento à economia criativa da cidade são marcas do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal, com programação de novembro a janeiro reunindo música, dança, gastronomia e artesanato em todas as regiões da cidade. Vai desde a música erudita ao forró, passando pelo rock alternativo, hip hop, artes urbanas, samba, festivais, além de espetáculos. 

O acendimento da Árvore de Mirassol marca a abertura oficial do Natal em Natal com apresentação de Antonio Nóbrega (21h), comemorando 50 anos da carreira e 70 de idade, ao lado do Pastoril Cabeceiras (20h) e os convidados Khrystal, Carlos Zens e o naipe de sopro da Banda Sinfônica do Natal, além da presença do cordelista Manoel Cavalcante.  

PROGRAMAÇÃO
Da árvore de Mirassol, passando pelo espaço Cultural Jesiel Figueiredo, Centro Histórico, Petrópolis, Rocas, Cidade da Esperança, Areia Preta, Vila de Ponta Negra e Zona Norte,  o Natal em Natal é um caldeirão de ritmos, tendências e opções para todos os gostos e idades.

Até o dia 6 de janeiro, serão mais de 100 ativações culturais nas quatro regiões da cidade, através de projetos incentivados pela Lei Djalma Maranhão, editais de fomentos, seleções públicas e projetos apoiados pela Prefeitura do Natal. 

PRÊMIO HANGAR 
Nesta terça-feira (22) acontece a 20ª edição do Prêmio Hangar de Música, o mais tradicional da música do RN. O projeto tem patrocínio da Prefeitura do Natal e acontece a partir das 20h no Teatro Alberto Maranhão. 

O Hangar vai premiar os melhores do ano na música potiguar em 14 categorias competitivas e quatro especiais. O evento tem o tema "Do Nordeste Eu Trago o Som", com apresentações de Almério (PE) e Waldonys (CE). As homenageadas da noite serão Khrystal e Rita de Cássia.

Tocam na noitada de gala da música potiguar: Deusa Do Forró, Tanda Macedo, Ju Santos, Khrystal, Pedro Fasanaro, João Batista, Pretta Soul, Tiquinha Rodrigues, Breno Slick, Edu e Preta Soul, Rodolfo Amaral, Fortunato E Os Jovens De Ontem, Jadson Lima, Luaz, Isis Testa, Vic, Saint Clair, Bruna Vini, Ale Du Black e Dj Alf (PB).

Dentre os indicados, a banda Luísa e os Alquimistas lidera a edição de 2022 com cinco indicações (Banda do Ano, Álbum do Ano com “Elixir”, Música e Videoclipe do Ano com “Boto Pra Torar”, além do clipe Mamaganja em parceria com Dusouto). 

RODA POTIGUAR DE FORRÓ 
Nesta quarta-feira (23) retorna aos palcos o projeto “Roda Potiguar de Forró”, com show no Teatro Riachuelo, a partir das 20h. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos online. Criado em 2019 pela cantora e compositora Tanda Macêdo, o projeto tem como objetivo contribuir para preservação da música potiguar e manter viva a identidade da música nordestina, em especial o autêntico forró raiz. Para celebrar o ritmo, Tanda sobe ao palco ao lado de Waldonys, Carol Melo e Binho Carvalho. As cantoras Khrystal, Dani Cruz e Dani Fernandes que junto de Tanda formam o Estação Mulheres também integram o time de convidados. 

Os ingressos gratuitos, limitados a dois por pessoa, serão distribuídos online a partir do dia 15 de novembro, às 12h, na plataforma sympla.com.br/rodapotiguardeforro. Durante o evento cada pessoa pode contribuir com 1kg de alimento não perecível que será doado para instituições através do Programa Mesa Brasil do Sesc RN. O projeto tem patrocínio da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão. 

NATAL FEST GOURMET 
Tradicional projeto de gastronomia da capital potiguar, o Natal Fest Gourmet integra a programação do Natal em Natal 2022. O evento vai de quinta (24) a sábado (26) na praça Ecológica de Ponta Negra, com entrada gratuita e patrocínio da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão. 

O espaço vai desde a degustação de cervejas e produtos potiguares ao Pavilhão Gastronômico que reúne Paçoca de Pilão, Totoia Restaurante, Churrasco do Magão, restaurante Massa Fina, Rao Burger, Pimenta com  Sal, Cachaçaria Extrema, Cacau Show, Levú Drinks e a queijeira JC (Caicó). 

A edição ainda homenageia um chef de renome que contribui com o fomento da gastronomia potiguar. Este ano a comenda Le Magnifique Chef será entregue a Francisco Gasteasoro, uruguaio com longa trajetória nos principais empreendimentos gastronômicos locais. 


CORES DO NOSSO SAMBA 
O Samba também marca presença na programação do Natal em Natal. Neste sábado (26), no Solar Bela Vista, a partir das 17h e com entrada franca com a quarta edição do projeto "Cores do Nosso Samba" e o tema “Mulheres na roda de samba”. O projeto tem incentivo da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão. 

A anfitriã Valéria Oliveira recebe nesta edição especial as vozes das cantoras potiguares Íris Lima, Dani Cruz, Simona Talma, Nega Buluka e a paulista Fabiana Cozza - cantora, intérprete, professora e pesquisadora, vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2012 e 2018 como “Melhor cantora de samba” e “Melhor CD de língua estrangeira”. Fabiana Tem oito álbuns e três DVDs lançados, sendo o mais recente intitulado “DOS SANTOS” (2020), nome de batismo herdado do pai.

A banda, dirigida por Raphael Almeida, conta também com os grandes músicos Jubileu Filho (7 cordas), Jane Eyre (Sax e flauta), Aluízio Pizão, Cicinho, Kelliney Silva e Toninho Melé (Percussões) e Michelle Lima (Vocal). Como já é tradição, a roda começa com o chorinho. Em seguida, Valéria Oliveira chega com um samba potente, cheio de cores e beleza, acompanhada por grandes artistas. 

O repertório faz um passeio por obras de grandes mestres e mestras, compositores e compositoras, respectivamente, mas traz também sambas compostos por artistas da nova geração, além de músicas autorais do repertório de Valéria e das suas convidadas.