Sesed alerta sobre tentativas de golpe via telefone; confira como se proteger

21 de Março 2023 - 14h11
Créditos:

A Secreteria de Segurança e da Defesa Social (Sesed) divulgou orientações nesta terça-feira (21), para se evitar tentativas de golpes através de telefonemas e mensagens.

O órgão alertou em nota que com o aumento das ações criminosas nos últimos dias, o número de atuações de estelionatários também aumentou através de um golpe antigo.

Confira as orientações da Sesed:

Se alguém ligar ou mandar mensagem para você ameaçando que seu imóvel, ou estabelecimento comercial será incendiado, ou alvo de disparos de arma de fogo, e para evitar que isso ocorra deve efetuar algum tipo de pagamento, trata-se de um GOLPE!

Em função das ações crimonosas iniciadas há alguns dias, aumentou também a atuação de estelionatários, através de um golpe antigo. Os golpistas têm se aproveitado do atual contexto para impor o pânico e, inclusive, disseminar supostas "ordens" para fechamento do comércio em algumas regiões. O mais comum tem sido a exigência de transferência de valores via PIX. Não o faça!

O cidadão que for alvo desse tipo de tentativa criminosa deve acionar imediatamente as autoridades, através dos telefones 190 e 181 para atuação das polícias quanto à investigação. Trata-se de crime de estelionato, previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 158), que prevê prisão entre 4 a 5 anos.

Não faça qualquer transferência, acione a polícia!