Secretários elegem nova direção do Cosems para o biênio 2019-2021

18 de Abril 2019 - 04h18
Créditos:

Na manhã desta quarta-feira (17) o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou sua primeira Assembleia Geral Ordinária de 2019. No encontro, que aconteceu no Hotel Monza Palace, localizado no bairro Candelária, em Natal, os secretários municipais de saúde do RN elegerem a nova comissão executiva e conselho fiscal, que guiarão o Cosems nos próximos dois anos.  

 

Aberto desde 15 de março (confira AQUI) o processo eleitoral foi conduzido pela comissão formada por Solane Maria Costa (presidente), Simone Helena de Azevedo França (relatora) e José Sueldo Guedes de Queiroz (secretário), ambos pertencentes aos quadros do Conselho. A nova configuração do Colegiado, eleita em chapa única, por aclamação, será empossada no próximo dia 15 de maio e terá a secretária municipal de saúde de Doutor Severiano, Maria Eliza Garcia, como nova presidente.

 

Pedagoga, Maria Eliza Garcia, 49, é natural de Pau dos Ferros. Radicada em Doutor Severiano, Eliza está há 10 anos à frente da secretaria de saúde do município e sempre participou ativamente das discussões em torno do Sistema Único de Saúde (SUS) nas plenárias do Conselho de Secretarias, onde já foi vice-presidente regional e, atualmente, ocupa a primeira vice-presidência da Instituição. A futura presidente encara sua nova missão com humildade e promete uma gestão de continuidade e avanços. “O Cosems-RN é respeitado em todo o Estado. É nossa intenção dar continuidade à essa gestão de zelo aos secretários implantado pela atual presidente Debora. A gente também tem a intenção de fortalecer nosso olhar técnico junto aos gestores, pois o Estado tem deixado muito a desejar e infelizmente temos várias lacunas abertas”, destacou.

 

Gestora de São Paulo do Potengi, Dailva Bezerra, passará da segunda para a primeira vice-presidência do Conselho. Agora, a segunda vice-presidência ficará com Regina Célia Guimarães, secretária de Cerro Corá. Maria Emília Pinheiro, gestora de Monte Alegre, foi eleita para ocupar a secretaria-geral do Cosems. Jalmir Simões da Costa, gestor de São Gonçalo do Amarante e atual secretário-geral do Colegiado, ocupará a secretaria de articulação interinstitucional do Conselho de Secretarias. A atual presidente Debora Costa dos Santos, gestora de São José do Seridó, responderá pela diretoria financeira do Cosems-RN.  

 

O conselho fiscal, responsável por supervisionar as finanças do Colegiado, continuará com Lucianny Edja Guerra de Macena, gestora de Macau e Maria Auxiliadora Silva Sena, secretária de Alto do Rodrigues, respondendo pela primeira e segunda titularidade, respectivamente. O gestor Alexandre Inácio da Silva, de Areia Branca, será o terceiro membro titular do conselho fiscal. As três suplências deste conselho ficarão com os gestores de Japi, Graciane Clecia Dantas (primeira suplente), de Jardim de Angicos, José Mário Barbosa (segundo suplente) e de Porto do Mangue, Max Bruno dos Santos Andrade (terceiro suplente).

 

OUTRAS DEMANDAS

 

Após assembleia geral, houveram discussões em torno da pauta da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Além de questões relativas à ordem do dia, ficou acertado que o Cosems solicitará que na próxima CIB seja incluída discussão visando atualização de repasses bem como a construção de calendário que fixará o repasse de recursos devidos pelo Governo do Estado aos municípios.

 

Por fim, os gestores foram informados sobre: situação das coberturas vacinais em menores de dois anos; cirurgias eletivas;glaucoma; portaria nº 476/19 (confira AQUI), que dispõe sobre a doação de veículos para fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde; situação do SIOPS; capacitação no Digi-SUS; regulação; Congressos Norte e Nordeste, e Nacional, ambos promovidos pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).