Portela conquista o Estandarte de Ouro de melhor escola do carnaval 2024

13 de Fevereiro 2024 - 10h08
Créditos: Reprodução X

A Portela foi eleita a melhor escola do Grupo Especial pelo júri do Estandarte de Ouro 2024. A agremiação foi a segunda a desfilar na segunda noite e levou para a Avenida o enredo “Um defeito de cor”. O segundo quesito a ser votação foi inovação, conquista do Salgueiro. A Imperatriz Leopoldinense reuniu o maior número de prêmios dessa edição. São quatro, sendo eles: melhor ala, mestre-sala, porta-bandeira e puxador. O Estandarte de Ouro é uma realização dos jornais O GLOBO e Extra.

A partir do romance homônimo de Ana Maria Gonçalves, a Portela levou pra avenida uma reflexão sobre a história das "negras mães de todos nós".

Os jurados, durante a votação, destacaram a emoção que o desfile da escola passou. A agremiação apresentou a história de mulheres fortes, como Luiza Mahim, mãe de Luiz Gama. Um dos pontos altos foi a homenagem às mães de vítimas da violência. Ao todo 16 mulheres vieram no último carro, entre elas Marinete Franco, mãe da vereadora Marielle Franco e Ana Paula Oliveira, mãe de Jhonata Oliveira. Todas levaram objetos, como camisetas com fotos que lembravam seis filhos e exibiram durante a passagem da escola.

Na categoria inovação, o Salgueiro ganhou com a cachoeira de Led do carro "A beleza Yanomami", o quinto levado pela agremiação. Na escolha, foi ressaltada a opção do carnavalesco de não usar água, o que seria um desperdício e iria contra a própria ideia do enredo da escola.

O terceiro quesito votado foi a ala de passistas da Mocidade. A descontração dos integrantes, sem passo marcado, foi o que chamou a atenção dos jurados.

Na categoria personalidade, Vilma Nascimento, histórica porta-bandeira da Portela, de 85 anos, ganhou a premiação. Os jurados ressaltaram o legado de Vilma, uma história familiar ligada ao carnaval. 

O mestre Pablo, à frente da Porto da Pedra, ganhou na categoria revelação. Ele, que estreou no Grupo Especial no posto, teve bossas inspiradas nos ritmos nordestinos muito bem executadas, justificaram os jurados.

A Imperatriz Leopoldinense conquistou melhor ala com a "Sonhar com Rosas". Na justificativa, o figurino foi definido como "belo e criativo", com um ótimo desempenho, "desfilando com elegância e desembaraço".

Na escolha da ala das baianas para a Beija-Flor, os jurados destacaram o "ótimo desempenho na Avenida" e uma bela fantasia que representava Tia Eulália, fundadora da escola e com beija-flores nos detalhes.

Na oitava categoria a ser votada, a premiação de mestre-sala foi para Phelipe Lemos, que representou a Imperatriz Leopoldinense. A porta-bandeira da escola de Ramos, Rafaela Theodoro, também levou o prêmio. E a voz da agremiação abocanhou mais um, com Pitty de Menezes.

A Viradouro encantou com a comissão de frente e venceu na categoria da premiação. A escola trouxe uma serpente fluorescente que rastejou veloz pela Passarela, trabalho de Priscila Mota e Rodrigo Negri, e levantou a plateia.

A Mangueira, que neste ano levou uma das grandes vozes da música brasileira para a Avenida, Alcione, venceu na categoria bateria. Segundo os jurados, a verde e rosa causou arrepios com um naipe de xequerês impressionante tocado por mulheres. As matracas também foram muito bem usadas. O desfile juntou técnico com emoção, e a bateria levou a escola pela Avenida.

Com informações de O Globo