Petrobras emite nota após denúncia de O Globo contra diretor da estatal

03 de Março 2024 - 06h54

A Petrobras divulgou uma nota após denúncia revelada neste sábado (02) pelo jornal O Globo envolver um diretor da estatal em uma suposta ação para privilegiar contrato que tem sido questionado pelo TCU. Confira a nota abaixo.

 

Em relação à matéria publicada neste sábado (2/3) no Blog da Malu Gaspar, a Petrobras reitera que a celebração do contrato de serviço de Tolling com a Unigel seguiu o limite de competência previsto nas normas internas vigentes para aprovação dos contratos de serviço. O valor do contrato de serviço citado está dentro do limite de aprovação do responsável pela área e passou por todas as instâncias prévias de anuência e validação. Portanto, o sistema de governança foi integralmente respeitado.
 
Cabe também esclarecer que o diretor William França nunca foi dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), como equivocadamente afirma a matéria. William é funcionário de carreira da Petrobras há mais de 30 anos, com vasta experiência no segmento de refino, onde ocupou vários cargos de gestão.
 
Conforme já informado ao mercado, o contrato de serviço com a Unigel tem caráter provisório e visa a permitir a continuidade da operação das plantas localizadas em Sergipe e Bahia, que pertencem à Petrobras, por oito meses, sem prorrogação. O contrato de serviço temporário de Tolling se mostrou a melhor alternativa entre as disponíveis, considerando a situação atual das plantas e os cenários de risco.
 
A operação de tolling (serviço de processamento de gás com vista à produção de ureia e amônia) ainda será ativada, não tendo havido até o momento nenhum desembolso por parte da Petrobras.
 
A intenção das partes signatárias, é, durante a vigência desse contrato, trabalhar conjuntamente na discussão e execução de um modelo de negócios sustentável para essas duas plantas no longo prazo.