O que acontece com o corpo se você não combate os vermes intestinais

27 de Maio 2025 - 09h40
Créditos: Reprodução


Verme ou verminose são doenças causadas por parasitas que se alojam no intestino, usando o corpo humano para se alimentar e reproduzir. O diagnóstico é feito por meio dos sintomas gastrointestinais e exames parasitológicos para encontrar a presença de ovos, cistos ou larvas nas fezes.

A nutricionista Juliana Andrade destaca que os vermes intestinais, como giárdia, oxiúros e lombrigas, competem com o corpo pelos nutrientes ingeridos.

“Isso pode levar a sintomas como fadiga persistente, inchaço abdominal, alterações no apetite e até anemia. Em casos crônicos, o indivíduo pode sofrer com perda de peso sem explicação, coceira anal, diarreias recorrentes e, em crianças, atraso no crescimento”, exemplifica a profissional.

Além disso, Juliana esclarece que a presença contínua desses parasitas pode gerar uma inflamação intestinal de baixo grau, comprometendo a saúde da microbiota e afetando diretamente a imunidade.

“Há, inclusive, evidências de que infestações prolongadas podem impactar o humor e a saúde mental, devido à ligação entre intestino e cérebro”, acrescenta a nutricionista.

Como tratar os vermes intestinais
A boa notícia é que o tratamento é simples, acessível e pode ser feito com orientação médica ou do profissional de saúde. “Vale lembrar que muitos especialistas defendem a vermifugação periódica — especialmente em famílias com crianças, animais domésticos ou contato frequente com terra e alimentos crus mal higienizados. Outros especialistas são mais criteriosos em relação ao combate de vermes, recomendando a prática apenas quando realmente necessário”, explica Juliana.

A profissional ainda acrescenta que manter bons hábitos de higiene, lavar bem frutas e verduras, cuidar da água consumida e fazer exames preventivos são formas eficazes de manter os vermes longe e o intestino em equilíbrio.

Com informações de Metrópoles