Novo sistema de drenagem de Ponta Negra começa a funcionar nesta sexta, diz Prefeitura

28 de Fevereiro 2025 - 13h03
Créditos: Reprodução

O novo sistema de drenagem da praia de Ponta Negra ficará pronto nesta sexta-feira (28), segundo a Prefeitura do Natal. Com a finalização da obra, todos os 16 dissipadores de água pluvial montados na orla entrarão em funcionamento pleno, o que deixará a estrutura pronta para receber volumes de chuva.

De acordo com a gestão municipal, depois desta sexta-feira, faltará apenas o “acabamento físico” dos dissipadores, “o que será realizado em meados de março, porém, sem comprometer a funcionalidade desses equipamentos.”

As caixas dissipadoras servem como grandes tanques para armazenar a água da chuva. É a partir dessas caixas que a água infiltra para o solo. De acordo com a prefeitura, o reservatório evita que a água avance com muita velocidade e força sobre as areias da praia, o que poderia arrastar o material para o mar, desmanchando o trabalho da engorda.

Nesta quinta-feira (27), a 98 FM divulgou um relatório em que técnicos da Defesa Civil Nacional pedem a suspensão no repasse de R$ 4,2 milhões para a obra da engorda justamente pela inconclusão do sistema de drenagem e também pelo fato de que foi constatado o despejo de esgoto na praia. Os técnicos recomendam que o dinheiro só seja liberado quando houver a indicação da solução dos dois problemas.

Em nota, a prefeitura minimizou, alegando que a retenção da verba é “preventiva”, “até que haja a execução e comprovação dos últimos serviços contratados e que ainda estão em andamento”. A gestão municipal declarou que a retenção dos recursos é “uma medida natural e até corriqueira em casos desse tipo, por se tratar de uma obra custeada com recursos públicos e que está em fase final de execução”.

Na nota, a prefeitura destaca outro ponto do relatório em que os técnicos da Defesa Civil atestam que o aterro da praia foi concluído com sucesso, utilizando mais de 1 milhão de metros cúbicos de areia de uma jazida em alto mar. Sobre as recomendações dos técnicos, a Prefeitura afirmou que “corroboram para a melhoria eficaz do bem público destinado à população”.

98 FM