
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (16), no Rio de Janeiro (RJ), que o Festival Aliança Global, que faz parte da programação do G20, não é espaço para ofender ninguém. A fala aconteceu na presença de Janja da Silva, horas depois da primeira-dama usar a expressão "fuck you" contra Elon Musk, dono do X e futuro integrante do governo de Donald Trump.
Lula falava sobre o tema do Festival Aliança Global: Pro dia nascer feliz, que é a luta contra a fome. Ao lembrar de uma visita ao Papa Francisco quando saiu da prisão, em 2019, o presidente disse que queria fazer uma ação mundial que discutisse essa questão.
"Eu queria dizer pra vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém. Nós não temos que xingar ninguém. Nós devemos apenas indignar a sociedade", disse Lula, no Festival Aliança Global.
Veja fala de Lula:
A primeira-dama estava em cima do palco. Janja assistia o discurso do presidente ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o cantor Gilberto Gil —que já foi chefe da mesma pasta em outras gestões.
Durante a frase, Janja manteve a mesma reação que estava desde o início do discurso. O semblante de sorriso permaneceu em grande parte do discurso de Lula.
Com informações de UOL