
O Ministério da Agricultura e Pecuária atualizou nesta quarta-feira (21) a lista de países que suspenderam as exportações de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária. Filipinas e Jordânia se juntaram aos demais países que anunciaram restrições ao frango brasileiro.
Já Singapura adotou medidas apenas para o raio de 10 quilômetros a partir do foco, o que, na prática, não significa restrição. Mais de 30 mercados já anunciaram algum tipo de restrição ao Brasil. Veja:
Suspensão total das exportações do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática (Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia), Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia.
Suspensão para o Estado do Rio Grande do Sul: Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
Suspensão para o município de Montenegro (RS): Japão e Arábia Saudita.
O primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial foi confirmado em Montenegro (RS).
O Ministério da Agricultura confirmou um segundo caso de gripe aviária por Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Brasil. Desta vez, a descoberta foi em cisnes silvestres em Sapucaia do Sul (RS), a 60 km de distância de Montenegro (RS), primeiro foco da doença.
Outros seis casos estão sendo investigados: dois em granjas comerciais e mais quatro em aves de propriedades familiares de subsistência, ou seja, sem impacto comercial.
Com informações de CNN