Homem que postou foto em cima do Morro do Careca é identificado e poderá pagar multa de até R$ 200 mil

01 de Novembro 2023 - 08h19
Créditos:

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) identificou, com a ajuda da Polícia Civil, o homem que postou fotos em cima do Morro do Careca. A publicação foi feita no X (antigo Twitter) e viralizou. De acordo com o órgão estadual, ele será processado administrativamente e poderá ser multado em até R$ 200 mil.

"De acordo com a Coordenadoria de Fiscalização do Idema, o cidadão que subiu no Morro do Careca foi devidamente identificado, com o apoio da Polícia Civil, e o mesmo recebeu a notificação do Auto de Infração em sua residência", informou o órgão.

O acesso ao Morro do Careca é proibido desde 1997. Na legenda do post, o homem falou de beleza e amor, mas esqueceu da irregularidade que é o acesso ao morro. "Toda beleza, todo amor, é lindo, é realmente lindo", publicou.

Segundo o Idema, a autuação ao homem é baseada no Decreto Federal Nº 6.514/2008, em seu Art. 73, "que prevê penalidade de multa, a quem de alguma forma alterar o aspecto ou estrutura de edificação ou local especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial, em razão de seu valor paisagístico, ecológico, turístico, artístico, histórico, cultural, religioso, arqueológico, etnográfico ou monumental, sem autorização".

Apesar dos quase 30 anos de veto, a cena ainda é comum. "É normal, sobem bastante. Tem 13 anos que trabalho aqui e sempre teimam em desrespeitar a norma. Turista faz isso, até os nativos fazem isso", destacou o ambulante André Duarte.

"Eu já presenciei pessoas subindo e aconselho a não subir. Tem de preservar o morro. É tão bonito, um cartão-postal, que não pode ficar subindo", acrescentou Valdir de Oliveira, que também é comerciante na praia de Ponta Negra.

Após a repercussão, o homem apagou as contas das redes sociais. "Ele terá o direito de apresentar defesa, respeitando o devido processo legal", completou o órgão estadual.

Com informações do Portal da Tropical