Globo monta 'Projac rural' para gravar remake de novela sucesso dos anos 90

03 de Outubro 2021 - 11h01
Créditos:

Grande aposta da Globo para 2022, o remake da novela Pantanal exigiu a montagem de uma grande estrutura em Aquidauana, no interior do Mato Grosso do Sul. A cidade, de 50 mil habitantes, virou palco para um "Projac rural", com as fazendas fazendo as vezes de camarim, base de apoio e hotel para elenco e equipe.

Os bastidores da produção foram revelados pela TV Morena, afiliada da Globo em Campo Grande, que viajou os 141 quilômetros que separam a capital do Estado de Aquidauana para acompanhar as gravações de Pantanal. São mais de 100 pessoas envolvidas com a produção, uma adaptação do fenômeno exibido pela Manchete em 1990.

Seis fazendas da região foram adaptadas pela equipe da novela para receber toda a infraestrutura dos trabalhos. Uma casa foi transformada em galpão de arte e cenografia, por exemplo. Por conta da pandemia, parte do elenco precisa fazer a própria maquiagem --Bruna Linzmeyer, intérprete de Madeleine, foi flagrada enquanto se preparava para gravar.

Rogério Gomes, o Papinha, diretor artístico da história, afirmou à reportagem que a ideia é transformar o mínimo possível a natureza local com as intervenções da equipe.

"Quando você respeita o lugar, ele te dá frutos. Eu acho que é isso que a gente está conseguindo: a gente veio com muito respeito, com muito carinho com o Pantanal, tentando impactar da menor forma possível. O retorno que a gente tem é isso que está acontecendo. Tudo está dando supercerto. Apesar das condições climáticas e da difícil logística, a gente está conseguindo, a gente se preparou para isso", disse ele.

O figurino da novela é guardado a sete chaves. Segundo o repórter Alysson Maruyama, foram necessárias 170 caixas para levar todas as roupas e acessórios usados pelos personagens para Aquidauana --as peças foram produzidas nos Estúdios Globo (antigo Projac), no Rio de Janeiro.

O remake de Pantanal será exibido na faixa das nove da noite no ano que vem, substituindo Um Lugar ao Sol, que estreará após Império, no início de novembro. Alanis Guillen (ex-Malhação) foi escalada para viver Juma Marruá. O elenco também terá Renato Góes, Dira Paes e Marcos Palmeira, entre outros.

Notícias da TV