VÍDEO: Explosão não causou dano à estrutura da ponte de Igapó, diz Itep

22 de Março 2023 - 10h33
Créditos:

O diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Política do Rio Grande do Norte (Itep), Marcos Brandão, afirmou que o explosivo detonado na tarde da terça-feira (21) na ponte de Igapó não causou qualquer dando à estrutura. Segundo o diretor, porém, foi identificado um problema no local que já existia devido ao processo de degradação.

A explosão da bomba caseira na tarde de ontem assustou os motoristas e a população estava próximo à ponte de Igapó. O artefato, contudo, foi considerado de baixo poder destrutivo devido à composição. De acordo com o diretor do Itep, mesmo com o estrondo, não houve dano à ponte.

"Não houve nenhum dano. Por ser um artefato com pólvora prensada, com baixo poder de detonação, não tinha condições de abalar a estrutura da ponte", explicou Marcos Brandão. 

De acordo com ele, durante a inspeção, foi vista uma fratura na coluna da ponte, mas que, segundo ele, "não tem qualquer relação com a explosão do artefato". "É decorrência de degradação estrutural da ponte e cabe ao Dnit a análise", explicou o diretor.

Crea 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) está entrando em contato com demais órgãos para acompanhar a situação da ponte de Igapó e criar um grupo para realizar uma Fiscalização Preventiva Integrada. 

No momento, o órgão está aguardando a avaliação. "Vamos enviar ofício ao Dnit solicitando uma posição da situação estrutural da ponte. De antemão, colocamos o conselho à disposição das autoridades competentes para colaborar com o trabalho dos orgãos competentes", disse a presidente do Crea/RN, Ana Adalgisa.

Com informações da Tribuna do Norte