Estados em crise receberão ajuda de 50% do previsto de arrecadação em 4 anos

22 de Abril 2019 - 04h22
Créditos:

O governo federal ainda está definindo o plano fiscal de ajuda aos estados em crise financeira, como é o caso do Rio Grande do Norte. Mas, neste domingo (21), em entrevista concedida ao jornal Tribuna do Norte, o secretário especial da Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, revelou detalhes do projeto.

Segundo o ex-deputado, o governo federal está esperando que cada estado apresente o seu ajuste fiscal. "Venda os seus ativos, faça as intervenções que precisam ser feitas na folha de pessoal, ajuste o tamanho do estado à sua arrecadação, como se faz na sua casa. Se ganha tanto, não vai gastar mais do que ganha sob pena de desequilibrar o orçamento, e o que projetar de ganho e de economia ao longo de quatro anos, o governo vai antecipar em torno de 50%, é mais ou menos a estratégia desse plano que o governo está delineando", disse.

No caso, o valor a ser recebido pelo RN de ajuda do governo federal dependerá de quanto apresentará de perspectiva de arrecadação pelos próximos quatro anos, incluindo a venda de ativos e os cortes na máquina pública. Por enquanto, a governadora Fátima Bezerra não admite a possibilidade de privatizações.