Cosern substitui 850 lâmpadas ineficientes por LED no Walfredo Gurgel

23 de Fevereiro 2019 - 04h17
Créditos:

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, começou na última 2ª feira (18) o trabalho de substituição de 850 lâmpadas ineficientes por LED no Hospital Walfredo Gurgel, o maior do Rio Grande do Norte. As lâmpadas de LED são mais econômicas, eficientes e com vida útil estimada em 10 anos. A previsão da concessionária é de que o trabalho de substituição das lâmpadas seja concluído na próxima 3ª feira (26).

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel, para promover a eficiência do sistema de iluminação de prédios públicos (escolas, postos de saúde, hospitais, delegacias e ONGs), gerando uma redução no consumo de energia de até 40% no sistema de iluminação desses prédios.

Para Ana Mascarenhas, Gerente do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, a substituição de lâmpadas na maior unidade hospitalar do Rio Grande do Norte é um marco no projeto. “Além da requalificação do sistema de iluminação do hospital, os gestores e funcionários participam de uma capacitação sobre a importância uso eficiente e seguro da energia elétrica”, explica Ana Mascarenhas.

Até agora, já foram beneficiadas com o projeto de eficientização de prédios públicos da Cosern e tiveram as lâmpadas ineficientes substituídas por LED as seguintes unidades de saúde no Rio Grande do Norte:

Ø   Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina);

Ø   Hospital da Mulher e Maternidade Leide Morais;

Ø   Hospital Regional Deoclecio Marques, em Parnamirim;

Ø   UPAs 24 Horas do Potengi, Pajuçara e Cidade Satélite;

Ø   Maternidade Ana Bezerra e Hospital Regional Aluizio Bezerra, em Santa Cruz;

Consumidores trocaram 62 mil lâmpadas em 2018

Outra ação importante do Programa de Eficiência Energética da Cosern é o projeto Energia com Cidadania, que funciona num caminhão e visitou 22 comunidades populares na capital e no interior em 2018, permitindo a 14.083 clientes assistirem palestras e trocarem quase 62 mil lâmpadas ineficientes por LED. De janeiro para cá, o caminhão já passou por Igapó, Pajussara, Parnamirim, Macaíba e São José de Mipibu.