Calorão fora de época: nova onda vem aí e três regiões vão sofrer

22 de Abril 2024 - 18h07
Créditos: Reprodução/MetSul

 


As temperaturas vão aumentar em ao menos três regiões do Brasil: Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Esta é a quarta onda de calor que o país enfrenta desde o início de 2024, segundo a Climatempo.

Uma área de alta pressão ganha força sobre a região do Mato Grosso do Sul e do Paraná, segundo a MetSul. As temperaturas na região já começaram a aumentar neste fim de semana. Corumbá, por exemplo, registrou 34,3ºC enquanto Cuiabá atingiu a marca de 35,4ºC, de acordo com Inmet.

Lentamente, esse sistema migrará para o Sudeste do país, ocasionando também o aumento de temperaturas nos estados desta região.

Ele atuará como um "bloqueio", impedindo a entrada de novas frentes frias. Com isso, os estados terão ar quente e seco por alguns dias ininterruptamente.

A previsão é a de que a onda de calor comece nesta segunda-feira (22) e dure até o dia 2 de maio, segundo a Climatempo. O fenômeno fará com que a temperatura média de abril termine mais elevada. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão mais afetadas, segundo a Climatempo. A onda também atinge uma pequena parte dos estados de Rondônia, Tocantins e Bahia.

Como serão as temperaturas?
Tardes quentes e madrugadas abafadas. Essa é a expectativa para as zonas afetadas.

Termômetros poderão marcar ou superar 35º C. As maiores temperaturas estarão na faixa central e oeste de São Paulo, noroeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e sul de Goiás, segundo a MetSul.

Cidades do Centro-Oeste e interior de São Paulo já enfrentarão temperaturas altas nesta semana. Segundo o MetSul, essa região pode atingir marcas de 37ºC a 39ºC.

Com informações de UOL