Brasileira diz que série de sucesso na Netflix é idêntica a quadrinho de sua autoria

20 de Novembro 2022 - 12h14
Créditos:

Uma cartunista brasileira afirmou que a série "1899", da Netflix, é idêntica a um quadrinho de sua autoria, lançado em 2016.

Segundo publicações da quadrinista Mary Cagnin em seu perfil no Twitter, diversos elementos da série são iguais aos de seu quadrinho Black Silence.

"Está tudo lá: A pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem. As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas", escreveu Cagnin.

A cartunista levanta a hipótese de que sua obra pode ter sido plagiada após uma apresentação que ela fez na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2017.

"Participei de painéis e distribuí o quadrinho Black Silence para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês', argumentou a artista, também em uma publicação na rede social.

Dos mesmos criadores de "Dark", também da Netflix, "1899" é uma série de mistério que se passa em um navio de imigrantes a caminho de Nova York.

Com informações do G1