
O Banco Central (BC) disponibiliza, a partir desta terça-feira (27), uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber – composto por dinheiro esquecido em contas bancárias e consórcios. A partir de agora, será possível habilitar a solicitação automática de resgate, evitando os procedimentos manuais.
Para habilitar a função, é necessário acessar a página virtual do sistema com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativadas. A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave Pix do tipo CPF. Aqueles que ainda não possuem essa chave, devem cadastrá-la junto à própria instituição financeira.
“O cidadão não receberá aviso do Banco Central quando algum valor for devolvido. O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão”, explicou o BC. “As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas”, acrescentou.
Veja o passo a passo de como fazer a consulta:
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Use o CPF ou CNPJ para consultar se há valores a receber;
- No caso de herdeiros ou representantes legais, informe a data de nascimento do falecido;
- Caso haja valores a receber, guarde a data informada pelo sistema;
- Se ainda não tiver o cadastro no site Gov.br, é possível fazer o registro no site ou aplicativo. Para solicitar os recursos, será preciso um cadastro nível prata ou ouro;
- Acesse novamente o site na data informada e use o login Gov.br para acessar o sistema, saber o valor disponível e solicitar a transferência.
Fonte: Ponta Negra News