Audiência na Câmara busca soluções para moradores de rua em Parnamirim

02 de Setembro 2019 - 07h10
Créditos:

A garantia do direito à moradia e de inclusão social, saúde, defesa do acolhimento e estruturação  da família, além de oportunidades no mercado de trabalho para as pessoas em situação de rua em Parnamirim foram ammplamente debatidos em audiência pública na última sexta-feira (30) na Câmara Municipal.

A ação foi de propositura da vereadora Ana Michele(PT) e reuniu no plenário doutor Mário Medeiros representantes do  Poder Público, o terceiro setor e a população para debater, planejar e executar as políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua. “Uma temática muito séria, delicada, que envolve muitas áreas, mas que o mais importante será a construção de encaminhamentos para tentarmos encontrar soluções para essa questão das pessoas em situação de rua em nosso município”, disse a vereadora Ana Michele ao iniciar os pronunciamentos.

O fotojornalista Emerson Amaral, idealizador do projeto “A Rua”, falou que a ideia de fotografar as pessoas em situação de rua em Parnamirim começou de forma despretensiosa. “Comecei a registrar em fotos todos os dias as pessoas que estavam no centro da cidade, mostrando a realidade deles nas ruas. Em seguida, o amigo Alfredo junto à poesia as fotos e nós tivemos a ideia de realizar uma exposição fotográfica e poética. E agora estamos dando mais um passo com essa audiência pública onde a Câmara de Parnamirim abraçou essa causa importante”, celebrou.

O conselheiro estadual em Assistência Social e representante do movimento “ População de Rua do RN”, José Vanilson, apresentou números das pessoas em situação de rua em todo o estado e cobrou mais eficiência em políticas públicas para o segmento. “Nossa luta é políticas públicas estruturantes, não vai adiantar somente instalações de Centros Pop e Albergues, será necessário moradia, emprego e renda para as pessoas que vivem nessa situação”, enfatizou.

Encaminhamentos

Ao final da audiência – que durou cerca de cinco horas – a vereadora Ana Michele apresentou alguns encaminhamentos propostos durante o debate, como a criação da Frente Parlamentar em Defesa das pessoas em situação de rua, a realização de um censo para saber a real situação das pessoas, fortalecimento da rede acolhedora e propor leis mais eficientes para a melhoria dessa situação.

Participaram também da audiência o presidente da Câmara, vereador Irani Guedes, as vereadoras Rhalessa Freire, professora Nilda, Vandilma Oliveira, além do vereador em Natal, Maurício Gurgel e demais autoridades.