Aplicativo da Caixa falha e clientes perdem acesso ao próprio dinheiro

16 de Junho 2025 - 18h54
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Clientes da Caixa Econômica Federal relataram instabilidade no aplicativo Caixa Tem desde o domingo (15/6), especialmente em transações via Pix. O problema persiste nesta segunda-feira (16), justamente quando é feito o pagamento do Bolsa Família a milhões de beneficiários.

Segundo os relatos, os valores são debitados do saldo, mas não chegam ao destinatário e não aparecem no extrato bancário. Em alguns casos, mesmo após mais de 24 horas, não houve confirmação nem estorno.

O site Downdetector, que monitora serviços online, registrou um pico de 648 reclamações no domingo. Nesta segunda, o número voltou a subir, com 222 notificações até o início da tarde.

Nas redes sociais, a frustração dos usuários é evidente. “O app da Caixa é tão seguro que nem eu consigo tirar meu dinheiro”, ironizou um internauta. Outros reclamaram de dificuldade até para acessar o aplicativo.

Com a falha, muitos se dirigiram às agências da Caixa, mas foram orientados a aguardar. Funcionários afirmaram que o sistema deve ser normalizado até o fim do dia.

Em nota, a Caixa confirmou que houve instabilidade nos aplicativos no domingo, mas que os serviços já foram restabelecidos. O banco afirmou ainda que “eventuais pendências de transações serão regularizadas”, sem informar quantos clientes foram afetados. A falha reacende críticas à confiabilidade do Caixa Tem, criado durante a pandemia e utilizado por milhões de brasileiros em programas sociais.

 

 

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