
A Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN) está disponibilizndo linhas de financiamento com recursos próprios para empreendedores de diversos setores que foram vítimas dos atentados criminosos no estado. A instituição financeira oferece crédito para atender desde o empreendedor informal até empresas de médio porte, com valores que podem chegar a R$ 400 mil. A iniciativa é fruto de uma parceria entre entidades representantes do setor produtivo e o Governo do Estado, com o objetivo de amparar os empreendedores potiguares afetados pela onda de violência que foram registradas em várias cidades do RN no mês de março.
Os limites das linhas de financiamento variam de acordo com a natureza jurídica do negócio, porte do empreendimento e capacidade de pagamento, entre outras questões. As taxas de juros variam entre 1,5% e 1,7% ao mês, e a concessão de carência e prazo para pagamento variam de acordo com a linha escolhida pelo empreendedor. Para microempreendedores, há produtos com bônus de adimplência, ou seja, sem cobrança de juros sobre o valor financiado, caso as parcelas sejam pagas em dia. Essa é uma condição única no Sistema Nacional de Fomento (SNF) brasileiro.
Márcia Maia, diretora-presidente da AGN, destaca o papel que a instituição tem desempenhado no apoio ao empreendedor em situações extremas, como a pandemia da Covid-19 e os episódios recentes ligados à segurança pública. Segundo ela, a AGN recebeu a missão da governadora Fátima Bezerra de atuar no movimento de apoio, fomento e defesa do empreendedor e tem cumprido esse papel. A diretora-presidente ressalta também a disponibilidade de recursos para atender aos empreendedores que buscam o apoio da Agência para retomar ou normalizar o funcionamento de seus empreendimentos, adquirir equipamentos, repor estoque ou atender outras necessidades de seus negócios.
Com as linhas de financiamento disponíveis pela AGN-RN, os empreendedores do Rio Grande do Norte têm a oportunidade de obter recursos financeiros para superar as dificuldades causadas pelos atentados criminosos no estado. A parceria entre entidades representantes do setor produtivo e o Governo do Estado demonstra a importância do apoio aos empreendedores potiguares e reforça o compromisso das instituições com o desenvolvimento econômico da região.
Com informações do Portal da Tropical