13/06/2019 07:24

Turismo Brasil e Espanha pelo potiguar Aureo Paiva

Turismo Brasil e Espanha pelo potiguar Aureo Paiva

 

 

Por Aureo Paiva,

 

 

Sou Aureo Paiva, graduado em publicidade e propaganda pela UnP e com experiência no mercado do turismo onde permaneci no trade por quase 10 anos no Brasil exercendo cargos como consultor de vendas e gestor de agências de viagens especializadas em intercâmbio cultural, como a Experimento e a CI - Central de Intercâmbio.

 

Após ingressar em 2015 no mestrado em turismo da UFRN, sob da orientação da professora Dra. Lissa Ferreira, que passei a me dedicar aos estudos das marcas do turismo e integrando a experiência acadêmica com a do mercado. Uma área que criei forte identificação e que sigo explorando com afinco. Desde então me tornei pesquisador, consultor, palestrante, professor e um apaixonado pela formação e gestão das marcas (branding).  

 

Com a conclusão do mestrado surgiu uma desafiadora chance para seguir me capacitando no exterior, enquanto ao mesmo tempo aproveitaria para matar as saudades dos meus tempos de intercambista. Encontrei na cidade de Barcelona uma oportunidade para ingressar em um doutorado para seguir adiante no aprimoramento pessoal/profissional, na busca por novos conhecimentos nesta área do branding e é neste local onde me encontro atualmente. Aqui faço parte do programa de Comunicação Estratégica da UAB, seguindo uma linha de investigação voltada para a comunicação das marcas e cujo enfoque segue prioritariamente concentrado no setor do turismo e hotelaria. E Justamente a Espanha que é o destino número 1 do ranking apresentado no relatório de competitividade de viagem e turismo, promovido pelo Fórum Econômico Mundial.

 

Aqui vivo em uma cidade que possui um clima favorável e uma infraestrutura qualificada para atender muito bem ao turista com pontos de informações estrategicamente bem posicionados, repleta de atrações e provida de uma logística de transporte público invejável, com tantos modais à disposição. Um destino onde a sua demanda do turismo chega a ser tão intensa em alguns momentos que até provoca algumas reações contrárias ao acolhimento de turistas em massa por parte da sociedade espanhola/catalã.

 

Espero, quando retornar ao meu país, poder contribuir para o desenvolvimento das suas marcas, especialmente as do setor do turismo. Isso porque nesse mesmo relatório de competitividade mundial que coloca a Espanha na liderança, o Brasil surge apenas 27ª posição geral e tendo um dos seus principais pontos críticos a baixa eficácia no marketing e branding para atrair turistas. É que nesse critério o país ocupa apenas a 121ª posição dentre os 136 países participantes do relatório em sua totalidade. Ou seja, com tantos pontos em seu favor como a sua grande extensão territorial, cultura, recursos naturais e população receptiva, se faz necessário mudar esse cenário e potencializar as suas marcas para captar turistas de forma ainda mais assertiva e sustentável.

 

Turismo, mundo business e tendências de mercado Blog Turismo & Negócios, da jornalista de Turismo, Cristina Lira, formada em Comunicação - Jornalismo pela Universidade de Brasilia ( UnB) dará dicas de viagens, gastronomia, enoturismo, feiras de turismo, MICE e muito mais, além de divulgar o mundo business, tendências do mercado, da tecnologia, da energia, biocombustivel e petróleo!. Neste espaço vamos divulgar as news de Natal, do Brasil e Mundo. Noticias podem ser enviadas para o email lira_cris@hotmail.com Instagram @cristinaliraturismo

MAIS ACESSADAS