Turismo & Negócios

20/08/2019 22:07

JANTAR HARMONIZADO DA BODEGA GARZÓN EM NATAL TERÁ PRESENÇA DA EMBAIXADORA

JANTAR HARMONIZADO DA BODEGA GARZÓN EM NATAL TERÁ PRESENÇA DA EMBAIXADORA


 

 

 

 

A Bodega Garzón, eleita a Melhor Vinícola do Novo Mundo, promove jantar harmonizado em Natal no dia 28 de agosto, no Temaki Lounge. O evento será conduzido pela Sommelier Ana Paula Oliveira, Embaixadora da Bodega Garzón e pelo engenheiro agrônomo da vinícola, Eduardo Felix juntamente com o Sommelier da Adega Perlage, Kenedy Santos.

O Menu de 4 passos desenvolvido pelo Chef Expedito faz um passeio pela diversidade dos sabores do Uruguai com uma releitura autoral. Os pratos do jantar foram harmonizado pelo Sommelier Kenedy Santos com os vinhos: Garzón Estate Sauvignon Blanc, Garzón Estate Rosé Pinot Noir, Garzón Reserva Albariño, Garzón Reserva Tannat e Garzón Single Vineyard Tannat. O evento também marca o lançamento do Fusion Day Uruguai que será realizado ao longo do mês de setembro no Temaki promovendo experiência valorizando a gastronomia e vinhos do Uruguai.

No Rio Grande do Norte, os vinhos da Bodega Garzón são distribuídos e comercializados pela Adega Perlage na loja no HC Plaza e na loja on-line loja.adegaperlage.com.br

 

MENU DO CHEF EXPEDITO E VINHOS DO JANTAR HARMONIZADO

 

BOAS VINDAS

Mini ceviche de frutos do mar

(Vinho Branco Garzón Estate Sauvignon Blanc)

 

ENTRADA

Filé de peixe branco em creme de parmesão, salada fresca e azeite de ervas

(Vinho Branco Garzón Reserva Albariño)

 

PRIMEIRO PRATO

Shiro risoto ao funghi

(Vinho Tinto Garzón Reserva Tannat)

 

SEGUNDO PRATO

Chorizo grelhado ao molho tinto e batatas assadas na manteiga da terra

(Vinho Tinto Garzón Single Vineyard Tannat)

 

SOBREMESA

Harumaki de cream cheese e morango, redução de frutas vermelhas e sorvete de creme

(Vinho Rosé Garzón Estate Pinot Noir)

 

SOBRE O URUGUAI

Localizado entre o Brasil e a Argentina, o Uruguai é um dos países mais importantes da vitivinicultura na América Latina. Sua localização, na mesma latitude que a Argentina, o Chile, a África do Sul, a Austrália e a Nova Zelândia, e seu clima temperado favorecem o cultivo da videira em todo seu território. Atualmente, 15 de seus 19 departamentos contam com atividade vinícola, produzindo mais de 90 milhões de litros de vinho sobre 9.000 hectares de vinhedos onde predomina o trabalho familiar de cepas tintas como Tannat, Merlot, Cabernet, Pinot Noir, Malbec; e brancas como Alvarinho, Sauvignon, Chardonnay, Sémillon ou Riesling, entre outras.

 

OS VINHOS DA BODEGA GARZÓN

Os vinhos Garzón são produzidos muito perto da costa uruguaia a 160 metros de altura sobre o nível do mar num lugar muito apropriado para a vitivinicultura especializada. O terroir privilegiado imprime em suas uvas um caráter único e inigualável, que somado ao clima temperado, ao solo Balastro e as práticas orgânicas desenvolvidas nas plantações, permite refletir em cada vinho o autêntico caráter do terroir da Garzón.

O vinhedo com mais de mil parcelas diferentes, cada uma com seu próprio microclima, orientações diferentes, variados níveis de umidade, exposição solar e características do solo, divide-se em pequenos e diferentes vinhedos, com uma incrível biodiversidade, incluindo bosques nativos e palmeiras naturais.

O solo Balastro, pedregoso, suave e com excelente drenagem e permeabilidade pertence ao que se conhece como Embasamento Cristalino - que deu origem aos solos mais antigos do planeta há mais de 2.500 milhões de anos. Esse solo fantástico é formado de pedra muito fina decorrente das alterações das rochas que são naturalmente moídas com os milhões de anos de geologia. As colinas de balastro possuem múltiplos minerais que as raízes da videira absorvem, outorgando a vibrância, complexidade e elegância aos vinhos.

 

*LINHA ESTATE - a linha de vinhos Estate é produzida com uvas provenientes da própria Bodega, de um terroirprivilegiado com influência da brisa atlântica sobre os vinhedos. Como resultado de uma cuidadosa seleção de solos e o cultivo de uma ampla variedade de cepas a apenas 18 quilômetros de distância do mar e sob a positiva influência da limpa e fresca brisa marítima os vinhos possuem uma forte personalidade e influência do lugar, expressando as melhores características do terroir em vinhos brancos vibrantes, com uma importante tipicidade varietal, frescos e minerais e rosé e tinto suculentos e frescos. Inclui os vinhos: Tannat de Corte, Pinot Noir Rosé e os branco Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Viognier.

 

*LINHA RESERVA - a linha de vinhos Reserva apresenta vinhos nobres elaborados a partir de uvas colhidas e classificadas a mão, manipuladas com todos os cuidados necessários para que expressem o caráter da variedade e a identidade do terroir. O tipo de solo particular do Garzón e a brisa atlântica sobre os vinhedos transmitem complexidade e elegância a cada um dos produtos, refletindo em cada vinho o inigualável carácter do terroir. Graças a esta brisa do oceano, as altas temperaturas do verão são amenizadas e com isso consegue-se uma boa maturação de polpa, pele e semente. A positiva influência marítima sobre as videiras se traduz em vinhos brancos untuosos e francos na boca com agradáveis aromas frutados, ao mesmo tempo que os tintos se apresentam com grande corpo e robustez, com uma passagem por madeira que proporciona taninos e sabores tostados e de carvalho. Os vinhos Reserva Tannat, Cabernet Franc, Marselan e Alvarinho expressam fielmente o terroir de Garzón.

 

*LINHA SINGLE VINEYARD – a linha de vinhos Single Vineyard com marcada identidade com rótulos que refletem as características particulares e mais relevantes do terroir, representando a integração perfeita entre origem e qualidade. Na complexa rede de vinhedos da Garzón existem lotes onde os frutos alcançam características muito distintas que os tornam únicos e exclusivos, sem parâmetro de comparação. À procura da máxima expressão da tipicidade varietal de cada um deles, surgiram vinhos com uma particular atenção aos “pequenos grandes detalhes”, que fazem toda a diferença. Desta forma, os vinhos Single Vineyard representam o terroir de Garzón em seu máximo esplendor, sendo portadores do DNA de parcelas únicas selecionadas para cada uma das variedades: Tannat, Petit Verdot, Pinot Noir e Alvarinho, ao que se soma o selo da adega e seu estilo. Assim, cada um dos Single Vineyard é único, impossível de ser reproduzido em outro lugar, mesmo que a partir de uma outra parcela de Garzón.

 

*VINHO PETIT CLOS - cada garrafa de Petit Clos é um produto premium vindo da parcela mais notável de cada variedade selecionada pelo enólogo e agrônomo para refletir em cada vinho a mais sublime expressão varietal desses grandes expoentes da Garzón. Seus aromas intensos são percebidos no nariz com notas elegantes de cassis, groselha madura e especiarias doces. A passagem por barris de carvalho não torrado dá notas sutis muito bem integradas à sua personalidade, permitindo que o vinho se expresse em toda a sua dimensão.

*VINHO BALASTRO – o Balastro é o tipo particular de solo de granito intemperizado, com excelente drenagem e permeabilidade, ideal para trazer elegância, complexidade, energia e vitalidade a este grande vinho uruguaio. O aroma de notas de frutas vermelhas e pretas frescas, trazem complexidade picante e elegante. Na boca os taninos são suculentos e vibrantes, com energia e vitalidade associadas a uma excelente textura e um final longo. Integra a lista dos Top 100 Wines da revista Wine and Spirits

 

SOBRE A BODEGA GARZÓN

Localizada próximo a vários pontos turísticos uruguaios, como Punta del Leste e La Barra, a Bodega Garzon é a combinação perfeita entre história e futuro. Um projeto ousado, capaz de posicionar o Uruguai no mapa mundial do vinho com um projeto inédito em nível mundial.

A Bodega com mais de 240 hectares de vinhedos, pertence ao Grupo Agroland, fundada pelo argentino Alejandro Bulgheroni que juntamente com sua esposa Bettina, transformaram um sonho em realidade ao criar a vinícola mais emblemática e moderna no Uruguai e vinhos premium com uma personalidade intensa e um profundo sentido de interação com a terra.

Os vinhos Garzón são elaborados sob a consultoria de Alberto Antonini, uma das maiores referências mundiais em produção de vinhos premium e por uma equipe de especialistas em vitivinicultura comprometidos com o meio ambiente que tem a frente o enólogo uruguaio Germán Bruzzone e o engenheiro agrônomo Eduardo Felix.

Com uma arquitetura de vanguarda apoiada nos mais altos padrões de sustentabilidade, ecológicos e de qualidade, a Bodega Garzón reúne agricultura, produção de vinhos, gastronomia, hospitalidade e turismo numa pequena região para se desfrutar durante o ano todo. Localizada sobre terraços naturais e construída na serra, a Bodega Garzón possui um desenho escalonado que possibilita utilizar o sistema de gravidade para a produção de vinhos finos de máxima qualidade. A eficiência das instalações otimiza o recurso energético ao mesmo tempo que se gera energia eólica e fotovoltaica. O prédio de 19.050 m2 possui 2,2 milhões de litros de capacidade e será a primeira vinícola sustentável fora da América do Norte com certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design), seguindo as rigorosas exigências do United States Green Building Council. Independentemente de uso e funcionalidade, a certificação inclui toda a instalação, que é sem precedentes em todo o mundo.

A Bodega Garzón vem sendo reconhecida pelos consumidores e pelo mercado com diversas premiações para seus vinhos e a para a vinícola. Em 2018 a Garzón foi eleita a Melhor Vinícola do Novo Mundo.

 

Vinhos

Os vinhos Garzón são produzidos num terroir privilegiado de caráter único e inigualável numa região de turismo de alto padrão

 

Enoturismo & Aventura

Experiências inigualáveis em torno da produção e degustação de vinhos e azeites, piqueniques entre olivares, passeios de balão, churrascos crioulos e até participar da colheita de uvas estão entre as atrações no entorno privilegiado rodeado de paisagens únicas.

 

Gastronomia

Restaurante da Adega Garzón promove a experiência dos cinco sentidos com sua “cozinha de fogo” com um Cardápio de Mercado com os melhores produtos locais frescos do dia ou da estação com uma vista paradisíaca.

Turismo, mundo business e tendências de mercado Blog Turismo & Negócios, da jornalista de Turismo, Cristina Lira, formada em Comunicação - Jornalismo pela Universidade de Brasilia ( UnB) dará dicas de viagens, gastronomia, enoturismo, feiras de turismo, MICE e muito mais, além de divulgar o mundo business, tendências do mercado, da tecnologia, da energia, biocombustivel e petróleo!. Neste espaço vamos divulgar as news de Natal, do Brasil e Mundo. Noticias podem ser enviadas para o email lira_cris@hotmail.com Instagram @cristinaliraturismo

MAIS ACESSADAS