Cultura no Ponto

05/09/2019 01:31

Valéria Oliveira e Jubileu Filho apresentam show “Sacrário” nesta sexta

O show “Sacrário”, com Valéria Oliveira e Jubileu Filho, será apresentado no Memorial Câmara Cascudo dia 6 de setembro. 

“Sacrário” é um convite à intimidade, onde Valéria e Jubileu dialogam por meio de uma linguagem dinâmica de vozes, violões, bandolim e cavaquinho, em um processo de experimentações e concepções de arranjos de uma série de novas canções, visando à gravação de um novo CD. Nesta edição, a dupla terá como músico convidado Weslley Silva (Cicinho) na percussão.

“Sacrário”, que é também o título de um samba inédito composto por Valéria, traz ainda uma leitura pessoal da influência negra na cultura brasileira e em especial no Estado do Rio Grande do Norte. A obra musical faz referências a recantos que contam um pouco dessa história, como é o caso da “Igreja do Rosário” (localizada no Centro Histórico de Natal) e a expressões da cultura afro-brasileira como o coco de zambê, jongo, samba, ijexá, entre outras.

“Sacrário”, no Centro Histórico de Natal, será uma Mostra de Música, Gastronomia e Artesanato. A música fica por conta de Valéria Oliveira e a gastronomia com a Cozinha da Nega (com paçoca, bobó de camarão e outros pratos da nossa culinária) e o Caldinho Gourmet nos sabores de macaxeira e jerimum. Já o artesanato terá como representantes o projeto Transforme-se, com a exposição “Empoderando Mulheres Afrodescendentes” e a “Bicho Esquisito”, uma marca que trabalha com o conceito de upcycling, reaproveitando resíduos têxteis que passariam anos em aterros sanitários e eliminando a necessidade de gerar mais matéria-prima para a produção de peças.

A noite contará ainda com uma prévia da exposição “Redescobrindo Natal”, da designer Jéssyca Mendes, que será lançada em breve e propõe um novo olhar para a cidade através do design gráfico. Além dos quadros, estarão disponíveis também produtos personalizados com as ilustrações, como bottons, prints e cadernos. Haverá também a exposição do ateliê do artista plástico Carlos Sérgio Borges, com objetos decorativos e peças de arte exclusivas, inspirados na riqueza da cultura popular potiguar, como flores de fuxico, sousplat, camisetas, blocos, imãs de geladeira e mini telas.

Através do projeto, a Arte Inovação em parceria com a Green Point busca contribuir com a valorização e fortalecimento econômico através da arte e da cultura em espaços localizados no Centro Histórico, bem como colaborar com a valorização, preservação e o aumento do turismo histórico e cultural na região.

Vinculando-se elementos que são significativos como patrimônio histórico-cultural, artístico e social – prédios históricos, música, gastronomia e artesanato – o projeto, além de oferecer ótima opção de entretenimento à população local, com show de artistas renomados na cidade, atende também à expectativa de turistas que procuram a identidade e a memória do local, querendo vivenciar os fatos históricos e culturais comuns à comunidade.

O show foi contemplado no Edital SEBRAE – Investe Turismo – Rota Natal e Litoral e no Edital da Prefeitura do Natal de ocupação do Centro Histórico .