ZN será a região que mais vai ganhar com Plano Diretor, diz secretário

18 de Maio 2021 - 07h27
Créditos:

A Zona Norte será a região que mais vai ganhar na cidade do Natal com a atualização do Plano Diretor, que está previsto para chegar à Câmara Municipal em meados de junho. A opinião é do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, que está responsável pela condução dos trabalhos que resultarão no modelo final do documento que será entregue à casa legislativa.

Atualmente as construtoras só podem construir prédios de até 20 andares na Zona Norte, devido ao controle de gabarito máximo ser de 60 metros de altura, o que não é viável na prática. Segundo explica o secretário, o argumento do setor da construção civil é que o coeficiente de aproveitamento do solo sendo o mais baixo, somado a outras prescrições urbanísticas acabam inviabilizando financeiramente as construções mais altas.

“Quando você começa a somar todas as outras prescrições e o custo de terreno, o formato imobiliário daquela região, você acaba inviabilizando a construção de prédios mais altos. Eles ficariam extremamente caros, você teria que reunir muitos lotes para conseguir chegar a até 20 andares. Esse é o argumento que se utiliza do porquê da Zona Norte não ter prédios tão altos”, explicou o secretário.

“Com essa revisão eu acho que [a Zona Norte] é a região que mais vai ganhar”, assinala o secretário.  Porém, uma das preocupações do Plano Diretor, especialmente com aquela região, é com a questão ambiental. Conforme adiantou o titular da Semurb, a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) já oficializou que dentro dos próximos dois anos a região terá a capacidade de oferecer a coleta, transporte, tratamento e destinação final de esgotos para quase 900 mil habitantes, sendo que a região só tem cerca de 300 mil, o que já deixa uma margem para crescimento populacional.

“Por isso que a Zona Norte vai ter um aumento significativo dos coeficientes de aproveitamento, consequentemente do potencial construtivo e será mais atrativa para quem quer investir na região”, destaca.

CONFERÊNCIA FINAL

Na última segunda-feira (17) teve início a segunda etapa da conferência final para revisão do Plano Diretor de Natal, que segue até o próximo dia 26 de maio. Nesta fase, que é dividida em duas etapas, são apresentadas as propostas de alteração da minuta do Plano Diretor pelos relatores de cada segmento aos delegados.

A conferência final começou no dia 5 de maio, quando foi aprovado o regimento. Durante a primeira fase, cada segmento se reuniu com a própria equipe para elaboração de propostas e indicações de alterações na minuta do Plano Diretor. Nesta segunda-feira, os relatores de cada segmento foram apresentados.

A terceira e última etapa da conferência será a votação da minuta, que está prevista de 14 a 16 de junho. Após isso, o documento poderá ser enviado à Câmara de Natal.

Confira a entrevista completa do secretário: