Créditos: Ton Molina/STF
O ministro Cristiano Zanin, do STF, negou pedido de liminar do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) para obrigar a presidência do Senado a abrir uma CPI sobre possíveis relações de ministros da Corte com Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.
Zanin entendeu que não há, neste momento, elementos suficientes para justificar uma intervenção urgente do Supremo. O ministro também apontou que o requerimento seria um desdobramento de um pedido anterior de CPI relacionado ao Banco Master, e não um fato novo e independente.
Apesar de negar a liminar, Zanin manteve o processo em andamento e determinou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), preste informações. Depois, poderão se manifestar a AGU e a PGR antes de o caso seguir para julgamento do colegiado.
A CPI pedida por Vieira pretende investigar possíveis relações pessoais, financeiras ou funcionais de Dias Toffoli e Alexandre de Moraes com Vorcaro e se esses vínculos tiveram influência na atuação dos ministros no STF. Segundo o senador, o requerimento recebeu 41 assinaturas e está parado há quase seis meses no Senado.
Com informações da CNN Brasil


![[VÍDEO] Jovem é presa por criar perfis fakes para perseguir ex e companheira dele](/storage/2026/09/01M37DA518FX15BKJHBQHBJMBY.jpg)