O youtuber Lucas Estevam publicou um vídeo em seu canal no dia 28 de julho em que ele aparece falando sobre a segurança das aeronaves ATR-72, da Voepass. O conteúdo foi compartilhado 12 dias antes da queda de um desses aviões em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9).
O que aconteceu
O título original do vídeo dizia: "O perigo de voar no ATR 72 da Voepass - antiga Passaredo - é seguro ou perigoso?". Depois do acidente, Estevam alterou o texto.
Em um momento do vídeo, ele brinca com uma comissária sobre uma possível queda da aeronave. "Você acha que é tranquilo voar nesse avião?", questiona o youtuber, ao que a funcionária confirma a segurança. "Ouvi dizer que nunca caiu nenhum. Graças a Deus. Não vai ser esse então, gente", diz o produtor de conteúdo.
O vídeo já conta com mais de 405 mil visualizações. Após a repercussão, Estevam rebateu publicações que associam o vídeo publicado por ele a uma suposta previsão. "O avião que caiu é, sim, um avião seguro. A gente não sabe se foi um erro mecânico, um erro humano", disse.
um youtuber postou um vídeo voando no ATR 72 da voepass 11 dias atrás
— Broca (@alexcrfla) August 9, 2024
olhem esse trecho pic.twitter.com/7EGoQlLQhV
Fonte: Uol