Warner anuncia que não transmitirá Brasileirão de 2022; acordo ia até 2024

29 de Setembro 2021 - 13h28
Créditos:

A WarnerMedia, dona da TNT, decidiu não continuar com a transmissão do Campeonato Brasileiro a partir do ano que vem, exercendo cláusula que estava prevista em contrato com os clubes. A informação foi confirmada pelo vice-presidente de esportes na América Latina, Fábio Medeiros, em entrevista à coluna. A empresa transmitia o torneio desde 2019, fazendo contratos individualmente com os clubes participantes, e tinha acordos até 2024.

Os jogos com bloqueio de praça dos sete dos 20 clubes da Série A com os quais tem acordo, a divisão com outras plataformas e o modelo de negócio atual fizeram a empresa escolher esse caminho. “É a conjuntura desse cenário, com o direito fragmentado e a previsão que existe no contrato. Economicamente, com o direito de transmissão da forma que é hoje, não faz sentido continuar com ele”, disse Medeiros.

A empresa poderia tomar essa decisão até o próximo dia 30 de setembro e começou a avisar os clubes na tarde desta terça-feira (28). Palmeiras, Santos, Athletico Paranaense, Juventude, Fortaleza, Ceará e Bahia possuem contrato ativo pelo Brasileirão deste ano. A temporada sai a um custo de R$ 182 milhões para a multinacional.

“A conversa com os clubes (para avisar da não continuidade no contrato) foi tranquila, ao longo do tempo conversamos possibilidade de isso acontecer, eles sabem da situação. Tem uma notificação oficial para ser feita, mas já estão cientes da decisão e continuamos com relação boa para próximas oportunidades que podem aparecer”, disse o vice-presidente da Warner.

No ano passado, a empresa quase rescindiu, mas manteve o contrato após reuniões que adicionaram uma cláusula de saída ao acordo. Pelo combinado, a programadora deixa de exibir o Brasileirão em 2022 sem pagamento de multa, deixando assim que os clubes possam negociar com outros grupos de comunicação.

Fonte: UOL