03/08/2019 06:58

Vila Olímpica de Macaíba sedia evento nacional de capoeira

Vila Olímpica de Macaíba sedia evento nacional de capoeira

O município de Macaíba será sede do “Amigos do Cordão de Ouro 2019”, evento nacional de capoeira, entre os dias 7 e 11 de agosto deste ano. Aulas de capoeira, maculelê, oficinas, musicalidade, roda e formatura de mestres e instrutores serão algumas das atividades realizadas nesta 11ª edição, na Vila Olímpica, que contará com a presença de mestres de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará. A Prefeitura apoia a iniciativa.

O objetivo da ação é a educação social, cultural e moral das pessoas por meio da prática da capoeira, apresentando os elementos sociais e culturais da arte, com relação a sua origem, evolução e contemporaneidade; estudo das teorias e técnicas musicais; demonstrando a importância da capoeira como instrumento de conscientização, construção, transformação e consolidação do caráter de crianças e adolescentes.

Sob a coordenação do Mestre Irani, o grupo Cordão de Ouro, está presente em mais de 40 municípios do Rio Grande do Norte e se expandiu para os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e exporta professores de capoeira para outros países.

Em 2008, a capoeira foi registrada como bem cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços da expressão cultural. Em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

PUBLICIDADE

MAIS ACESSADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS