Videodança inspirada na vida de Maria Boa fica em cartaz virtual até 14 de abril

29 de Março 2021 - 11h19
Créditos:

Realizada através de Lei Aldir Blanc, a videodança é exibida no canal do YouTube Ariadna Medeiros

 

Dona Maria é uma obra de ficção inspirada livremente na história de Maria Oliveira Barros, conhecida como Maria Boa, mulher que viveu em Natal/RN entre as décadas de 40 e 60 do século XX e transformou a sua imagem num ícone de beleza, empreendedorismo e empoderamento feminino. Em formato de videodança, assume uma estética que cruza elementos do audiovisual, com forte referência ao videoclipe, e da dança, em particular das modalidades das Street Dances Waacking e Twerk. Com a assinatura artística de Ariadna Medeiros, que se dedica há mais de 20 anos à pesquisa e ao desenvolvimento de técnicas relacionadas às danças urbanas e é atualmente uma das mais respeitadas artistas deste movimento no país, Dona Maria está disponível gratuitamente no YouTube até ao dia 14 de abril.

Para compor Dona Maria, Ariadna e sua equipe mergulharam num processo de investigação sobre os aspetos mais marcantes da vida de Maria Boa. “A ideia sempre foi mostrar a mulher forte, de decisões firmes e autônoma para realizar seus empreendimentos. Para isso, buscamos como foco o que de potente existiu na sua figura enquanto mulher de negócios e sem qualquer intenção de se tornar uma obra biográfica”, revela a artista que vem aprofundando seu trabalho artístico a partir da potência do feminino e da desconstrução do patriarcado como narrativa social e cultural.

Dona Maria assume um formato híbrido que explora o audiovisual e a dança com o propósito de estabelecer novas formas do fazer e do fruir a cultura. “Vivemos num mundo cada vez mais conectado com as tendências digitais e novos modelos de negócio inclusive para a cultura”, afirma a artista que busca inovação e independência para as suas criações.

A produção de Dona Maria aconteceu com o patrocínio da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do Estado do RN, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal; e com o apoio do Neuma Leão Buffet e Veluska Leão Design. O envolvimento e a dedicação de vários profissionais foram fundamentais para a realização do projeto que, para além da interpretação de Ariadna Medeiros, conta com a direção de imagem de Anderson Leão, a cenografia de Veluska Leão, o registro fotográfico de Amiel Abrantes, a consultoria e o desenho de projeto por Ana Paula Medeiros, a produção executiva de Tatiane Fernandes e a produção geral da Mapa Realizações Culturais.

Ariadna Medeiros trabalha ainda em um novo espetáculo, Anónima, uma produção que também conta com recursos da Lei Aldir Blanc e estreia em breve. Para conhecer mais o trabalho da artista, é só seguir o Instagram @ari.ariadna e também se inscrever no canal do YouTube Ariadna Medeiros.

  

Dona Maria, videodança de 11 minutos

Canal do YouTube: Ariadna Medeiros

Link: https://www.youtube.com/watch?v=AZcT5xlf5eA

Disponível até 14 de abril

 

 

Contato - Cultura no Ponto: [email protected]