VÍDEO: “Treine, seu puto”, diz Lula a críticas sobre saúde

27 de Março 2026 - 06h48
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu a teorias conspiratórias sobre a existência de “clones” dele. As declarações foram feitas nesta quinta-feira (26), durante evento da Caravana Federativa, em Niterói, no Rio de Janeiro. O petista criticou pessoas que questionaram sua capacidade física após vídeo em que aparece fazendo ginástica.

Lula mencionou que, segundo as teorias conspiratórias, ele já seria o “4º clone”. O presidente citou críticas recebidas após vídeo gravado pela primeira-dama Janja Lula da Silva em que aparece fazendo exercícios físicos.

“Esses dias eu tava fazendo ginástica, a Janja filmou e um babaca: ‘Ah, ele não pode fazer isso porque eu tenho 45 anos e não consigo fazer. Ele tem 80 e eu não posso fazer’. Treine, seu puto! Treine, se prepare, beba menos e trabalhe para você ver como você faz”, declarou.

Ainda sobre questões de saúde, Lula afirmou no mesmo evento que homens precisam fazer exame de próstata e usou linguagem direta para incentivar a prevenção. “Quem não quer tomar uma dedada vai saber que, quando tiver detectado, vai ser muito mais difícil”, disse.

A fala foi feita ao defender ações do governo para ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias. Lula citou a criação de carretas de saúde para levar atendimento a regiões distantes e reduzir filas no sistema público.

Com informações de Poder 360 e Metrópoles