VÍDEO: SINPOL-RN denuncia situação extremamente precária da DP de Touros e cobra solução

19 de Abril 2022 - 14h27
Créditos:

A diretoria do SINPOL-RN, juntamente com a Assesp-RN, fez uma visita à Delegacia de Touros, na manhã desta terça-feira, 19, e constatou uma situação extremamente precária e insalubre. Além de sucatas de carros e motos, o prédio tem mofo nas paredes, portas comidas por cupins ou quebradas e até mesmo o teto de uma sala desabou.

A presidente do SINPOL-RN, Edilza Faustino, relata que a unidade não tem condições de continuar funcionando. Inclusive, já na manhã desta terça-feira, o sindicato e a Assesp-RN procuraram a vigilância sanitária para relatar o caso e pedir providências.

O representante da entidade informou que um ofício foi encaminhado à Prefeitura há 15 dias, mas até agora não houve resposta. Ele disse ainda que a Vigilância Sanitária conversou com o prefeito nessa segunda-feira e destacou que caso o problema não seja resolvido até a próxima segunda-feira, dia 25, o prédio será interditado.

Também no final da manhã desta terça-feira, o SINPOL-RN e a Assesp-RN procuraram a Prefeitura e conversaram com o secretário de Obras, com o chefe do Gabinete Civil e com o secretário de Administração. Eles afirmaram que uma visita será feita à delegacia ainda hoje, mas alegaram que a situação não é fácil, pois há necessidade de uma verdadeira reforma. Um laudo será feito e o chefe do Gabinete Civil disse que ainda vai conversar com as prefeituras de Rio do Fogo e São do Miguel de Gostoso, pois também há um problema jurídico, haja vista que delegacias são responsabilidade do Estado.

O SINPOL-RN e a Assesp-RN também vão cobrar da gestão da Polícia Civil uma resolução imediata para o problema, que está gerando muitos riscos para os policiais civis e para a população que precisa de atendimento. Um pedido de reforma do prédio foi feito desde 2018, mas até hoje não foi providenciado.

Atualmente, a DP de Touros tem quatro agentes, um escrivão e um delegado. Eles também respondem pela cidade de Rio do Fogo.