VÍDEO: “Nunca antes na história do Brasil, um presidente da República não teve onde morar”, diz Lula

13 de Janeiro 2023 - 07h27
Créditos:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (12), em café com jornalistas, que pretende consultar o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a possibilidade de uma compra emergencial – sem licitação – para reformar o Palácio da Alvorada.

“Eu não sei quanto tempo vai demorar [a reforma do Alvorada] ainda, porque vai depender de fazer um acerto com o Tribunal de Contas para saber se é possível comprar as coisas em caráter emergencial. Sem passar por um processo de esperar 90 dias para uma licitação para comprar uma cama, comprar um colchão. Senão, eu vou ficar no hotel mais tempo do que necessário”, disse Lula.

Petista afirmou estar “cansado” de morar em hotel e que processo licitatório demoraria 90 dias.

“Nunca antes na história do Brasil, um presidente da República não teve onde morar”, disse Lula.

Lula e a primeira-dama, Janja Silva, ainda não se mudaram para a residência oficial – onde Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro moravam até o fim de dezembro. Lula e Janja têm apontado falta de manutenção e de cuidado com os itens do Alvorada.

O presidente também criticou o estado das instalações da Granja do Torto, em Brasília – onde o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, morou desde o início da pandemia de Covid.

Lula diz ter ficado “decepcionado” com a situação do Alvorada. O presidente morou no palácio entre 2003 e 2010, nos primeiros dois mandatos, com a exceção de um período em que o prédio passou por reformas.

“O Alvorada, eu fiquei decepcionado. Pelo menos na parte de cima está alguma coisa como se não tivesse sido habitado, está tundo desmontado. Não tem cama, não tem sofá”, enumerou.

Veja fala de Lula:

Com informações de G1