
Um casal foi detido na manhã deste sábado (4) pela Polícia Militar em Santos, no litoral de São Paulo, por suspeita de aplicar golpes em restaurantes, postos de gasolina e até em uma pousada na Baixada Santista.
O casal, de Campinas, no interior do estado, estava hospedado desde o dia 17 de outubro em uma pousada na cidade de Santos. Eles circulavam pelos municípios de Santos, São Vicente e Praia Grande em um Fiat Argo vermelho.
Segundo denúncias de comerciantes, eles visitavam restaurantes e postos de gasolina dessas cidades e davam o "calote". Nos restaurantes, eles gostavam de consumir alimentos e bebidas caras e enchiam o tanque do veículo nos postos durante os passeios, saindo sem pagar.
"Eles entravam, comiam, bebiam e não pagavam", contou ao UOL Laerte de Jesus, sócio do restaurante O Rei do Frango a Passarinho, em São Vicente, uma das vítimas do casal.
Imagens captadas por câmeras de monitoramento do estabelecimento flagraram toda a ação do casal. Eles são vistos sentados em uma mesa, no salão vazio. Depois, o homem se aproxima do balcão e finge tentar pagar a conta, no valor de R$ 321, com vários cartões de crédito, que são recusados.
"Nessa hora, a mulher já tinha ido para o carro e ele diz que também vai até o veículo para pegar um cartão que funcionasse. Mas ele desaparece", conta o comerciante.
O esquema do casal na região foi descoberto pelo filho da comerciante, Alexandre de Andrade Vieira, 24. Ele estava bebendo com amigos no Bar Presidente, no bairro do Boqueirão em Santos, quando o casal também esteve por lá e deu um calote de R$ 260 no proprietário.
"Quando ele me mostrou o vídeo, dias depois, acabei reconhecendo eles. Era o mesmo casal que as câmeras do Rei do Frango tinham captado", afirmou.
Ao conversarem com outros comerciantes, descobriram que um deles anotou a placa do Fiat Argo usado pelo casal e que a Polícia Militar foi acionada.
Ao verificar a identidade do suspeito, descobriu-se que havia um mandado de prisão contra ele em aberto desde 2014, por furto, em Campinas. O casal foi levado à delegacia.
O casal responderá pelos crimes de estelionato (artigo 171), pelas ações contra os postos de gasolina, e outras fraudes, sob o artigo 176. Como são crimes de menor potencial ofensivo, a mulher responderá em liberdade.
O suspeito, afirma Venceslau, permanecerá detido, à disposição da Justiça, devido ao mandado contra ele. O veículo utilizado pelo casal também foi retido.
Com informações de UOL