Vereador quer provocar MPRN para cobrar convocação de concursados da Saúde

24 de Setembro 2019 - 06h45
Créditos:

Os vereadores Fernando Lucena (PT), Carla Dickson (PROS), Franklin Capistrano (PSB) e Preto Aquino (PATRIOTA), representando a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social realizaram na tarde desta segunda-feira (23), visita técnica à Unidade Básica de Saúde (UBS) do conjunto Pajuçara, na Zona Norte. O objetivo foi escutar a população e líderes comunitários para tratar sobre pautas como a falta de profissionais, encerramento do serviço de coleta laboratoriais e reativação da sala de fisioterapia.

A UBS de Pajuçara corresponde ao Distrito 1 Norte da cidade do Natal e cobre em torno de 25 comunidades daquela região, com atendimento de 70 a 75 mil usuários. Atualmente, realiza uma média de 7 mil procedimentos/mês e também abriga as Estratégia de Saúde da Família (ESF) da localidade.

De acordo com o diretor Geomar Araújo, hoje, o principal problema é a falta de recursos humanos, principalmente nas unidades de ESF.  “Para ter uma atendimento no mínimo satisfatório precisamos de mais 3 médicos, 1 dentista para demandas abertas, técnicos de enfermagem e a questão do laboratório.  Agora nós aguardamos o pessoal do concurso para cobrir as nossas quatro equipes de ESF”, explicou.  Em relação à temática da mudança de localidade no serviço de coleta de laboratório, o gestor pontua que o laboratório não foi fechado, mas sim teve seu posto de coleta transferido. “O serviço não parou, o paciente é enviado para a Policlínica da Zona Norte”, acrescenta.

A vereadora Carla Disckson destacou que no seu entendimento, a UBS de Pajuçara deveria receber status de  complexo de saúde, tendo em vista seu tamanho, número de atendimentos e área de cobertura assistencial. “Aqui funciona uma UBS de porta aberta, mais 4 equipes da Estratégia de Saúde da Família e posto de coleta de material biológico. Mas a falta de RH compromete o serviço, era preciso ter 5 dentistas mas só temos um atendendo, serviço de enfermagem eram 8 profissionais, hoje são 4”, descreve a parlamentar. 

Já a presidente do Conselho Comunitário de Saúde do bairro, Claudete Trindade, relata que desde 2012 a redução no número de profissionais atendendo na Unidade vem sendo sentida, seja por aposentadoria ou transferência. Para ela, a convocação de profissionais aprovados no último concurso completaria o quadro do RH da UBS. “Nós pedimos a atenção da Secretaria Municipal de Saúde nessa questão, pois mandando profissionais para cá o serviço bem feito será realizado”, diz. 

O presidente da Comissão, vereador Fernando Lucena, acrescenta que uma das medidas que a Comissão irá tomar após a visita é marcar Audiência Pública com a presença do Ministério Público na tentativa de sensibilizar o órgão para uma tratativa que venha trazer a convocação dos remanescentes do concurso. “Nós vamos encaminhar todas as  necessidades desta unidade para a SMS, pois o atendimento aqui hoje pode ser considerando médio, e tendo este tamanho, com esta estrutura, poderia ser muito maior”, expõe.

Notícias relacionadas

Últimas notícias